Galhos recolhidos são triturados e o material obtido será reservado
A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) iniciou, esta semana, os serviços de poda e supressão de árvores no Dique Estrada, na orla lagunar, e também em uma das vias principais do Conjunto Jardim Petrópolis na bifurcação à esquerda da praça e quadra recém entregues pela Prefeitura. As ações nos dois locais continuam até esta quarta-feira (27).
Na sequência, as equipes da Sempma vão se concentrar, nestas quinta e sexta-feira, de 8h até 14h, no canteiro central da Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca. No sábado (30), as equipes vão para Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, retomar esses trabalhos na região.
Quando feito, o corte respeita a altura de 2,2 metros no passeio onde estão as árvores, conforme orientação técnica do Núcleo de Monitoramento Arbóreo de Maceió (Numa). Os agrônomos do Numa têm acompanhado e orientado cada corte e supressão em espécies com galhos debilitados ou mortos, além de manter a atenção sobre a copa das árvores e dos troncos.
“Geralmente, quem observa fica com o olhar estranho, mas os serviços de poda e supressão são feitos apenas com cautela e orientação técnica de equipes da Sempma, ou seja, são devidamente avaliados. Por isso, somente galhos e árvores comprometidos estão sendo podados ou suprimidos para garantir a segurança de motoristas e pedestres”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.
Entre os dias 28 a 30, tanto na Jatiúca como no Tabuleiro do Martins, a Sempma vai contar com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) para ordenar o fluxo de trânsito e evitar que, eventualmente, galhos não danifiquem automóveis e ponham a população em risco.
Os galhos recolhidos são triturados e o material obtido será reservado e utilizado na composição da compostagem que servirá para plantio de mudas, por exemplo.
Como solicitar poda de árvores
A solicitação do serviço deve ser encaminhada à Sempma, informando o tipo de serviço a ser executado: poda ou supressão ou os dois ao mesmo tempo, o motivo para a execução, o local onde será feito, contato do solicitante e se a árvore fica em área pública ou privada. Preenchido, o documento deve conter ainda a assinatura do responsável e a data da solicitação. Na Sempma, o requerente dirige-se ao Plantão Fiscal, entrega o formulário preenchido e se a árvore estiver em área pública, o serviço não será tarifado. Confira o documento aqui.
Em áreas privadas, é cobrada uma taxa para avaliação dos agrônomos sobre o local onde será feita a poda e/ou supressão no valor de R$ 100,28. No ato da entrega do formulário, o requerente pode se dirigir a qualquer agência bancária de sua preferência e após pagamento, retornar à Sempma para protocolar o serviço.
Após análise local, os agrônomos informam ao requerente se o serviço será feito conforme solicitado, ou indicam outra forma de solucionar o problema, como a poda de emergencial, poda de equilíbrio ou poda de sustentação.
Em áreas públicas, o processo é feito pela própria Prefeitura. O setor de poda é responsável pela execução dos serviços. Em todos os casos, o solicitante pode acompanhar o andamento do processo por meio do número de protocolo pelos telefones 3315-4735, 3315-4736. A Sempma fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, s/n, em Bebedouro.
