A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) está participando de um curso de capacitação da chamado Agenda Ambiental da Administração Publica – A3P, do Ministério do Meio Ambiente. Em pauta, estão sendo discutidas as formas de sustentabilidade que podem ser implantadas nos órgãos públicos.
O objetivo da A3P é sensibilizar os gestores públicos para a importância de questões ambientais, como afirmou o biólogo Luiz Fernando Ferreira, consultor da Solar, empresa prestadora de serviço do Ministério do Meio Ambiente. Ainda segundo o biólogo, os critérios de uma gestão ambiental devem ser praticados rotineiramente. “Os gestores da administração pública precisam se conscientizar sobre as práticas sustentáveis. É simples modificar alguns hábitos como, por exemplo, uma mensagem educativa para um uso mais adequado do consumo de energia ou água, isso já ajuda”, resaltou Ferreira.
Para A3P, as instituições públicas devem ser referência ao buscar medidas socioambientais, como por exemplo, o consumo consciente e a racionalização do dinheiro público. Minimizar os impactos nocivos ao meio ambiente e à sociedade, com redução de emissões do efeito estufa, diminuindo a geração de resíduos e promoção de condições de trabalho decentes, também estão entre as indicações da empresa.
Ismar Macário, integrante da Coordenação de Educação Ambiental da Sempma, explicou que práticas sustentáveis são feitas diariamente na sede da Secretaria. “Nós trabalhamos a conscientização ambiental dos funcionários que compõem a Sempma, adotamos o nosso próprio copo, utilizamos folhas de papel reciclado, diminuímos o uso de energia apagando as luzes quando não há pessoas nas salas, por exemplo. Nosso intuito é ser modelo para a Prefeitura. Com esta capacitação será possível criar um manual de sustentabilidade aplicada e conscientizar as outras secretarias e superintendências municipais”, completou Macário.
Além da Sempma, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou da capacitação. O encontro é o primeiro realizado em Maceió. O curso começou na última quarta-feira (9), com término nesta sexta-feira (12).