A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) divulga aos maceioenses os caminhos para solicitação de poda e supressão de árvores em áreas públicas e privadas. O formulário está disponível em PDF para download no portal da prefeitura. Após o preenchimento, o requerente dá entrada no protocolo da instituição.
A solicitação é de fácil compreensão. Nela está presente o tipo de serviço a ser executado: poda ou supressão ou os dois ao mesmo tempo, o motivo para a execução, o local onde será feito, contato do solicitante, se está em área pública ou privada, assinatura do responsável e a data da solicitação. Na Sempma, o requerente dirige-se ao Plantão Fiscal, entrega o formulário preenchido, e se a árvore estiver em área pública, o serviço não é tarifado.
Em áreas privadas, uma taxa para avaliação dos agrônomos ao local onde será feita a poda e ou supressão é gerada no valor de R$ 100,28 (cem reais e vinte e oito centavos). No ato da entrega do formulário, o requerente pode se dirigir a qualquer agência bancária de sua preferência, e após pagamento, retorna à Sempma para protocolar o serviço.
Analisado o pedido pelos agrônomos in loco, a solicitação do requerente é atendida ou não, dependendo do tipo de serviço a ser executado. Por exemplo: um agrônomo da Sempma vai ao local indicado em área particular onde o morador da residência alega que a árvore em questão está com risco de queda, porém, na avaliação do agrônomo municipal, não é necessária a extração dela, cabendo assim uma poda de emergencial, poda de equilíbrio ou poda de sustentação.
Em áreas públicas, o processo é encaminhado, após o protocolo do requerente, à Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum). O setor de poda do órgão municipal é responsável pela execução dos serviços. Em todos os casos, o solicitante pode acompanhar o andamento do processo por meio do número de protocolo pelos telefones 3315-4735, 3315-4736.
