×

Maceió

Sempma orienta sobre preservação ambiental e plantio de árvores

As ocupações territoriais das cidades afetam sua paisagem original. Os centros urbanos cada vez mais tendem a se expandir. O lado negativo disso são os desmatamentos, que provocam o desaparecimento da mata nativa e dos animais. Para tentar minimizar os danos causados ao meio ambiente, alternativas como plantio de novas árvores e a educação ambiental são a solução.

Em Maceió, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), além de incentivar e fazer o plantio de árvores por toda cidade, aconselha os moradores a adotarem um espaço público que contemple árvores ou fazer o plantio de muda nas calçadas das residências.

Alguns cuidados devem ser observados quanto ao plantio em um determinado local: condições do solo, proximidades de fios de energia, esgotos, galerias de águas pluviais, encanamento de água potável, espaçamento das calçadas.

“São cuidados básicos que podem de fato garantir um tempo de vida desta árvore sem interferir no dia a dia das pessoas”, informa José Rubens, coordenador de Parques e Jardins.

A Sempma concede uma autorização de poda e supressão de árvores (método de derrubada completa de um vegetal de médio ou grande porte), porém, muitos dos processos de supressão não atendem as exigências estabelecidas. O ideal é criar alternativas de convívio entre as espécies arbóreas e a população.

“Existem formas criativas para reaproveitar o espaço que já contempla uma árvore. Além de purificar o ar, a presença de árvores diminui o ruído provocado pelos automóveis. Torna-se um local propício para contemplar pássaros, além de um local agradável de convívio”, argumenta Eva Moraes, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma.

Para o secretario municipal de Proteção ao Meio Ambiente Raphael Wong, a preocupação da gestão municipal é com a qualidade de vida das pessoas, e a interação com os recursos naturais. “Nós nos preocupamos com as pessoas, e a qualidade de vida depende da qualidade do nosso ecossistema. Cabe a cada cidadão se conscientizar da necessidade de ter uma cidade arborizada, estamos fazendo nossa parte. Temos o Projeto Plantar que visa não só ao plantio de árvores ou plantas na cidade, como também a Educação Ambiental”, disse Wong.

Projeto Plantar

O Projeto Plantar tem como objetivo conscientizar os cidadãos de Maceió sobre a importância da redução de emissões de gases de efeito estufa, além da melhoria ambiental e da qualidade de vida. Parcerias com empresas e instituições estão sendo estudadas para melhorar a arborização da cidade. Diariamente a equipe de Parques e Jardins da Sempma está nas ruas da cidade realizando o plantio de novas árvores, todas da mata nativa. O Conjunto José Aprígio Vilela, localizado no complexo habitacional Benedito Bentes, recebeu o plantio de 117 mudas de árvores no canteiro central do loteamento.