Fiscais da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) monitoraram na noite dessa terça-feira (24), o volume do som dos arraiais e palhoções juninos autorizados pela prefeitura de Maceió.
A fiscalização atende o que ficou acordado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital do Ministério Público Estadual (MPE). O coordenador geral de fiscalização da Sempma, José Soares, informou que além da vistoria do som também é monitorado o horário de inicio e término dos eventos.
“A Sempma determinou um volume máximo para todos os eventos juninos oficiais de 80 decibéis. Entendemos ser um nível de volume ideal para estas festas. Já o evento principal, no estacionamento do Jaraguá, o volume máximo é de 100 decibéis, por se tratar de um local sem vizinhança”, comentou Soares.
Segundo Rui Dos Santos, fiscal da Sempma, essas fiscalizações são feitas todas as noites onde há evento. “Visitamos os arraiais e palhoções, medindo a altura do som tanto na frente do palco, como também em residências próxima ao evento. Quando passa de 80 decibéis, orientamos a diminuir o volume até o adequado”, comentou o fiscal.
Foram vistoriados os arraiais da Ponta Grossa, Jacintinho, Vergel e Clima Bom II. Nesta sexta-feira, sábado e domingo novas vistorias serão realizadas pelos fiscais ambientais.
