A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), por meio de sua coordenação de Educação Ambiental, promoveu nesta terça-feira (01), uma reunião com a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), localizada no Sítio São Jorge. Em pauta, a parceria entre o órgão e os cooperados na troca de material reciclável por meio do Programa Moeda Verde.
A Moeda Verde é a troca de recicláveis por atividades ambientais ou serviços relacionados à educação ambiental. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Sempma Eva Moraes, a ideia consiste na arrecadação desses materiais em todas as secretarias e superintendências municipais que queiram se engajar para serem doadas inicialmente à Coopvila.
“Queremos trabalhar em conjunto com as secretarias e superintendências municipais na arrecadação de recicláveis, contribuindo assim com a geração de renda dos cooperados, e trabalhando o social e o ambiental”, comentou Eva.
As atividades de Educação Ambiental têm maior demanda nas datas comemorativas do Meio Ambiente ou atividades relacionadas às crianças. A Educação Ambiental da Sempma atua também no Projeto Bairro Vivo e Lazer na Praça. Isso faz com que haja uma demanda de produtos reciclados para serem usados nas oficinas. A Coopvila vem fornecendo garrafas pet para a Sempma.
“Precisamos trabalhar na sociedade o conceito de que os recicláveis não são lixo, e sim materiais para serem reaproveitados” indagou Eliene da Silva, presidente da Coopvila.
A Coopvila será a primeira cooperativa neste novo modelo de parceria. Em breve, a proposta da Sempma é estender para as demais cooperativas que existem em Maceió.
