×

Meio Ambiente

Sempma faz manutenção em 10 praças na capital alagoana

Revitalização da Praça da Guarda no bairro do Vergel

As praças são espaços públicos que devem oferecer lazer e segurança para toda população. Por isso, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) lançou o Programa Boa Praça, com objetivo de revitalizar as praças da capital alagoana. Já foram contempladas 10 praças com manutenção e outras 66 estão inclusas no Programa.

Entre as praças beneficiadas estão a Praça do Abc, bairro de Fernão Velho; Praça da Guarda Municipal, bairro Vergel do Lago; Praça do Amor, Conjunto João Sampaio; Praça Caixa D’água, Conjunto Henrique Equelman; Praça do Carimbão, bairro Santos Dumont; Praça da Ladeira José Cardoso da Silva e Nossa Senhora do Bom Parto, bairro do Bom Parto; Praça Otacílio Holanda, bairro Salvador Lyra; Praça Central, bairro Graciliano Ramos e Praça da Escola Pedro Café, bairro Rio Novo.

A coordenação de Parques e Jardins da Sempma disse que foram realizadas recuperações das calçadas, brinquedos, pinturas nos bancos, linha d’água, contorno nos canteiros, arborização, poda, jardinagem e também, colocados lixeiros. “O objetivo da Secretaria é atender as necessidades das comunidades desde que, estejam de acordo com o cronograma de obras da Sempma”, esclareceu o coordenador de Parques e Jardins da Sempma, José Rubem.

Segundo o chefe de gabinete da Sempma, Carlos Eduardo, a ideia das revitalizações foi lançada pela Secretaria, onde o prefeito Rui Palmeira abraçou a causa e lançou o Programa. “As praças se encontram a mais de vinte anos abandonadas e, esse é o motivo da nossa preocupação em revitalizá-las. Até porque, uma praça bem iluminada, arborizada, oferece segurança à população”, disse o chefe de gabinete da Sempma, Carlos Eduardo.

“As praças consideradas de grande porte, a exemplo da Praça da Faculdade e Sinimbú, dependem de processos licitatórios”, ressaltou José Rubem. Disse ainda que, o Programa é uma excelente iniciativa da Prefeitura e da Secretaria em conjunto com outros órgãos do município, entre eles, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), a Superintendência de Energia e Iluminação Pública de Maceió (SIMA) e a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (SLUM).

O secretário da Sempma, Raphael Wong, disse que os recursos investidos no Programa Boa Praça vêm do Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente. “Os investimentos vêm através das taxas do licenciamento, das autuações ou por compensações. Lembrando que, as empresas privadas que tem interesse de se agregarem no Programa, podem procurar a Secretaria”, esclareceu Raphael Wong, secretário da Sempma.

O chefe de gabinete da Sempma destacou que, é de responsabilidade do poder público construir e gerenciar as praças, mas, a população que utiliza deve conservá-las e respeitá-las. Carlos Eduardo disse ainda que o Programa Boa Praça preveja revitalizar os mirantes públicos, considerados como um dos pontos turísticos da capital alagoana.

O Programa Boa Praça, foi lançado no mês de abril deste ano, pelo Prefeito Rui Palmeira e o secretário da Sempma, Raphael Wong. A equipe envolvida no Programa diz que, uma praça limpa, cuidada, revitalizada e atendendo aos usos do entorno, garante a ocupação permanente por parte da população.