Agrônomos da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) concluíram nesta sexta-feira (17) a marcação das árvores com risco de queda iminente na Avenida Fernandes Lima. Do total, 203 exemplares de grande porte apresentam problemas decorrentes de ataques de insetos-pragas e danos mecânicos (fissuras de batidas automobilísticas), o que poderá provocar tombamentos em períodos chuvosos.
O relatório com as causas de supressão destas árvores está sendo concluído. Depois de pronto, será encaminhado para a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que fará o serviço. Para cada unidade retirada, três novas árvores serão plantadas, podendo ser tanto no canteiro central da via, como e outros locais.
Para David Maia, titular da Sempma, a prioridade desse trabalho é tentar acabar com os tombamentos. “Estamos prevenindo a quadra chuvosa e o possível tombamento de árvores numa das principais vias de Maceió”, disse.
O trabalho foi cauteloso, evitando que árvores sadias sejam suprimidas. Segundo Valdir Martiniano, agrônomo do Setor de Licenciamento da Sempma, a ação é preventiva e deve acontecer em todas as áreas de aglomeração de árvores em Maceió. “Começaremos pela Fernandes Lima, mas nosso objetivo é alcançar outras áreas, a exemplo de praças, onde existam árvores com risco de queda iminente”, informou.
A população pode ajudar, ligando para a Sempma para informar as áreas onde existam ameaças de quedas de árvores pelos telefones 33154735 ou 3315-4736. Nos próximos dias a Praça Centenário e a Rua das Árvores serão vistoriadas pelos agrônomos do setor Arborização.
