“Preciso fazer o teste HIV”?. Este questionamento é tema do “Seminário de Formação do Dia Mundial de Prevenção à Aids”, que será realizado nesta quinta-feira, 5, no Hotel Ouro Branco, localizado no bairro da Pajuçara. O evento começa às 8h30 e, segundo os organizadores, irá formar professores capazes de conversar a este respeito com seus alunos. O assunto é alvo de preconceito e, por isto, precisa ser explorado, visto ser considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como questão de saúde pública.
A formação é promovida anualmente pelos Ministérios da Educação e Saúde, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), além de ter o apoio das secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde.
Segundo a técnica do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Rosângela Gomes Teodózio, “existem casos que uma pessoa pode ser soropositivo e não saber. Por isto, motivados por estes cuidados, estaremos junto a outras entidades discutindo este assunto que é de fundamental importância para os alunos que estão concluindo o ensino fundamental ou que já estejam no ensino médio”, explica. Ainda segundo Rosângela Teodózio, durante o seminário os professores receberão um kit de mobilização e formulários de autoavaliações para trabalhar com os jovens alunos.
“A pedagogia será aplicada de forma lúdica. Possuímos um jogo, chamado de ‘Árvore do Prazer’, que facilitará a interação professor-aluno. O aluno poderá entender o que caracteriza ou não um comportamento de risco e como obter prazer sem a ameaça de contrair doenças sexualmente transmissíveis, assim como a Aids”, finaliza.
Esta será mais uma ação de prevenção no âmbito do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), como parte da agenda do setor educativo na luta em favor da integridade do aluno da rede pública estadual de ensino, em parceria com outras entidades. O evento será realizado durante toda a manhã.