×

Alagoas

Seminário orienta sobre saúde do trabalhador em ambiente hospitalar

Profissionais de saúde participaram, nessa segunda-feira (17), da 2ª edição do seminário “NR 32 – A Responsabilidade é de Todos”. O encontro, que ocorreu no Centro Cultural e de Exposições, em Maceió, discutiu a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual para evitar acidentes com material biológico. O seminário foi realizado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), em parceria com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas e o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O coordenador de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Robson Silva, que representou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, ressaltou que a realização do seminário mostra a preocupação da gestão com os trabalhadores. “Para isso, anualmente é viabilizado o encontro para discutir a necessidade do uso dos EPIs e as consequências para os que se negam a usar no dia a dia”, disse Robson Silva, acrescentando que todos devem se envolver nesse processo para que realizem suas atividades diárias com segurança.

A diretora do HGE, Verônica Omena, foi representada pela diretora Administrativa, Aline Lucas. Ela destacou a iniciativa do Núcleo de Qualidade de Vida do HGE, que tem viabilizado ações voltadas para assistência aos servidores. “Esse evento é importante para os servidores e mostra a preocupação com a segurança do trabalhador no dia a dia de suas atividades”, disse.

Para a diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, todos devem estar articulados e a NR-32 é um tema que deve sempre estar em pauta, para que se forme uma nova cultura e haja mudança nos hábitos dos profissionais. Na ocasião, ela informou que 50% das notificações que ocorrem no ambiente de trabalho são com materiais biológicos. O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Mário Jorge Filho, também falou sobre a obrigatoriedade do uso de EPIs, que deve ocorrer nas unidades de saúde.

Ainda durante o seminário houve palestras sobre as hepatites, os riscos de acidentes biológicos, a importância da engenharia na NR-32, ginástica laboral, além de uma apresentação teatral sobre a importância da NR32 no ambiente de trabalho.

Riscos biológicos – Até outubro de 2014 foram registrados em Alagoas 392 casos de acidentes com material biológico, segundo dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificações (Sinan). É considerado risco biológico a exposição ocupacional a agentes biológicos, a exemplo de sangue, secreção vaginal, sêmen, fezes, urina, escarro, dentre outros. Os acidentes e doenças do trabalho matam por ano cerca de dois milhões de trabalhadores, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A categoria ocupa 1º lugar no ranking de registros de acidentes, sobretudo os com materiais biológicos.