Transparência Pública e Combate à Corrupção em Alagoas serão os temas dos painéis expostos no seminário que comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento será realizado nesta segunda-feira (9), no auditório do Centro de Convenções de Maceió, a partir das 9h, e é aberto a toda a sociedade.
O seminário, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e apoio do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco – AL) e do Ministério Público Federal (MPF) contará também com a participação do Parlamento Jovem e com o lançamento do selo dos Correios que homenageia a data e os dez anos da CGU.
Ainda durante o evento, haverá um espaço para debates que terá o advogado Antônio Carlos Gouveia, como mediador.
A data é comemorada desde 9 de dezembro de 2003, quando governos de diversos países assinaram, na cidade de Mérida, no México, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assumindo o compromisso de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo.
A comemoração é simultânea em diversos estados brasileiros com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e de habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado. Promover ainda a cidadania e o fortalecimento do controle social, ações de prevenção e combate à corrupção e transparência na gestão pública e controle social.
O Dia Internacional Contra a Corrupção tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e qualificar grupos e atores sociais com vistas a uma atuação cidadã em prol do zelo contínuo pela oportuna e correta aplicação dos recursos públicos.
SEMINÁRIO DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO
Programação
(9h) Abertura Solene
(9h30) Painel 1: Combate à corrupção em Alagoas – Procurador-Geral de Justiça, Sérgio Jucá
(10h10) Intervalo
(10h30) Painel 2: Transparência Pública no combate à corrupção – Presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, Juiz Maurício César Brêda Filho
(11h10) Debate: Mediador – Advogado Antônio Carlos Gouveia
