O Programa da Primeira Infância busca o fortalecimento da rede de proteção das crianças entre 0 e 6 anos de idade
O Comitê Estratégico do Programa da Primeira Infância, em parceria com a Prefeitura de Murici, realizou o I Seminário da Primeira Infância em Alagoas, que marca a implantação do projeto-piloto do programa.
O Programa da Primeira Infância busca o fortalecimento da rede de proteção das crianças entre 0 e 6 anos de idade com ações integradas nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, mas esperas estadual e municipal.
No seminário realizado nesta segunda-feira, os órgãos estaduais envolvidos apresentaram seu planejamento para o projeto-piloto em Murici, com metas estabelecidas nas reuniões intersetoriais realizadas nos últimos meses.
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, destacou o suporte a gestantes e nutrizes e o acompanhamento das crianças em situação de risco e violação de direitos. “Este é um momento muito especial. Estamos participando da construção de uma nova geração de alagoanos com capacidades plenas e fortes vínculos afetivos. Estamos todos remando na mesma direção, voltados para o desenvolvimento”, disse Pinaud.
Segundo o secretário, as áreas prioritárias definidas pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social são a alimentação e nutrição, convivência familiar e comunitária, cobertura de programas sociais às famílias das crianças e proteção contra toda forma de violência.
De acordo com a primeira-dama Renata Calheiros, coordenadora do Comitê Estratégico do Programa da Primeira Infância, o seminário cumpre uma das etapas mais importantes do projeto, o da sensibilização. “A intersetorialidade é o que o programa traz de inovador, agrupando as três áreas com o mesmo objetivo. Este é um projeto inédito em Alagoas, que vai servir de modelo para todos os municípios alagoanos com índices preocupantes na faixa da primeira infância”, disse a primeira-dama.
A partir do seminário desta segunda-feira, segundo Renata Calheiros, começam os ciclos de capacitação dos agentes municipais em cada área de atuação. “Com isso, vamos iniciar o trabalho em campo, visitando as famílias, colocando em prática as ações”, explicou.
PROJETO-PILOTO
O município de Murici foi escolhido para sediar o projeto-piloto do Programa da Primeira Infância por diversos fatores, positivos e negativos, entre eles sua proximidade com a capital alagoana, a existência de creches e hospital, sua baixa capacidade de investimentos públicos e carência em capacitação e treinamento voltados à primeira infância.
