×

Maceió

Seminário estabelece plano de combate à violência infanto-juvenil

Foi com um pacto firmado com a sociedade para o cumprimento de todas as propostas criadas para o Plano Operativo Local (POL), que a Prefeitura de Maceió, em parceria com o Governo do Estado, encerrou o seminário para implantação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto -Juvenil (PAIR). O evento aconteceu nesta quarta e quinta-feira, no Hotel Matssubara.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Comunitária, Marcos Vasconcelos, junto com o representante da Secretaria de Estado de Defesa Social, Major Antônio Casado e da delegada de Crimes contra Crianças e Adolescentes, Bárbara Arraes, entregou o pacto ao coordenador do Núcleo da Infância e Juventude do 1º Centro de Apoio Operacional do Ministério Público Estadual, promotor de Justiça Luiz Medeiros, como forma de demonstrar o comprometimento do município com as propostas para o POL.

“O nosso trabalho acontece graças à preocupação e sensibilidade do prefeito Cícero Almeida em proteger as crianças e adolescentes, proporcionando meios para que possamos agir em prol das vítimas, de forma regular e racional. Além disso, todos os que por aqui passaram, se comprometeram em colocar o plano em prática. A nossa próxima etapa será mobilizar os participantes para executar as propostas do POL”, afirmou o secretário Marcos Vasconcelos.

Além de representantes do governo e do Ministério Público Estadual, o seminário contou com a presença de representantes da Polícia Militar e dos secretários municipais de Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Promoção do Turismo, e da Fundação Municipal de Ação Cultural.

Nos dois dias de evento, os participantes, que também foram compostos por organizações civis e jovens a partir dos 16 anos, assistiram a palestras sobre diversos temas relacionados à violência sexual Infanto-juvenil. Eles também trabalharam ativamente, divididos em grupos para debater e discutir os problemas e definir soluções, dentro do POL. Com isso, foi criada uma comissão local, que agirá nas possíveis soluções compiladas.