×

Alagoas

Seminário em Pariconha discute acesso à água do Canal do Sertão

Que modelo produtivo será atendido pelo Canal do Sertão? Quais os critérios de acesso à água do Canal? Essas e outras perguntas serão respondidas no I Seminário do Canal do Sertão Alagoano, a ser realizado nesta quarta-feira (14), partir das 10h, no Ginásio de Esportes de Pariconha, um dos 42 municípios beneficiados pela obra.

O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) de Alagoas e pelo movimento Território da Cidadania do Alto Sertão, busca orientar os trabalhadores rurais da região sobre o destino da água armazenada pelo Canal. “Convidamos produtores rurais, agricultores, presidentes de entidades da agricultura e outros representantes da sociedade interessados em conhecer o funcionamento correto da obra e sanar dúvidas. É mais uma oportunidade de diálogo aberto com o governo estadual”, diz Ricardo Aragão, superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

O Canal do Sertão alagoano possui 45 quilômetros concluídos e já está com a ordem de serviço assinada para a construção até o Km 64,7. Por outro lado, foi iniciado o processo licitatório realizado até o Km 150. No total, serão 250 Km de canal, levando água para mais de um milhão de alagoanos, especialmente pequenos produtores rurais.

A obra, orçada em R$ 2,4 bilhões e executada com verbas federal e estadual, foi retomada em 2007 e já empregou mais de 900 trabalhadores locais.