A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Iprev), realizou, nesta quarta-feira (30), o Seminário “Legislação Previdenciária e Aposentadoria”, que teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre a legislação específica e o processo de aposentadoria, visando agilizar a documentação processual.
O seminário teve como tema: Trâmites Processuais, Legislação Previdenciária, além de trazer informações sobre o “Aposentado Feliz”, programa que oferece encontros para servidores municipais, com palestras, dinâmicas de grupo, oficinas, arte terapias, entre outras.
O coordenador de Recursos Humanos da Semed, José Mário Carneiro, adiantou que a secretaria participa de forma integrada do programa, que tem como objetivo orientar o servidor a respeito da importância da preparação psicossocial para o momento da aposentadoria, considerando a importância das intensas mudanças que influenciam todas as áreas da vida do ser humano nessa sua nova fase da vida.
“Ações dessa natureza são essencialmente ricas e trazem, em seu bojo, o potencial de acréscimo e fortalecimento da categoria, valorizando, de fato, a profissão do magistério”, afirma José Mário. Ele disse, ainda, que a finalidade do projeto é passar aos servidores todas as informações pertinentes a esse importante passo da vida funcional.
De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Semarhp, Glória Martins, uma das responsáveis pelo programa, o objetivo é passar aos servidores todas as informações pertinentes a esse importante passo da vida funcional de cada servidor público. “Realizamos encontros setoriais, nos quais passamos informações não apenas sobre a documentação, mas também temos uma preocupação com a parte psicológica do servidor”, afirma Glória.
O evento contou com as palestras das representantes do Iprev, Mary Anne Rocha e Margareth Araújo, que falaram dos trâmites processuais e da legislação previdenciária, além de uma apresentação artística do professor de música José Rocha Batista, que tocou violoncelo.