×

Maceió

Seminário discute empreendedorismo em pesca e aquicultura

A Secretaria de Estado da Pesca e de Aquicultura (Sepaq) inicia nesta segunda (5) às 8h30 o Seminário Alagoano de Aquicultura. Com o tema Empreendedorismo em aquicultura, o evento prossegue até quinta-feira (8), com atividades no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e atividades práticas em locais de criação de peixes no interior do Estado .

O seminário é voltado para aquicultores, técnicos, interessados na atividade, empresários, fornecedores, produtores, além de acadêmicos e estudantes em geral. Durante os quatro dias do encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer, debater e trocar experiências relacionadas à produção aquícola em Alagoas, no Brasil e no mundo. O evento contará com minicursos, mesas redondas e palestras.

O diferencial será o último dia do evento, quinta-feira (8), com o dia de campo, unindo aprendizado e prática. As Pisciculturas Red Fish (produção de alevinos de tilápia) e Águas de Pituba (cultivo de tilápias em tanques-rede), ambas em Coruripe, foram os locais escolhidos para a atividade. Lá o participante conhecerá as boas práticas de cultivo, manejo e comercialização.

O primeiro dia do seminário (5) será voltado para os minicursos. Os temas abordados serão: doenças de peixes, extensão pesqueira e aquícola, alimentos alternativos na piscicultura, licenciamento ambiental e processamento de pescado. As vagas para esta segunda estão esgotadas e cada participante deverá trazer um quilo de alimento não perecível no ato do recebimento do crachá.

Na terça-feira (6) acontece a abertura oficial do evento, com a participação do secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, e outras autoridades. O destaque do dia é a apresentação de Fernando Kubitza, mestre em nutrição animal e doutor em aquicultura, que falará da Aquicultura – no Brasil e no mundo.

A palestra internacional fica a cargo de um dos técnicos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), a respeito de gestão das áreas de maricultura na Espanha. As palestras, mesas redondas e debates seguem até quarta-feira (7).

Para quem se inscreveu em trabalhos científicos, a Sepaq irá premiar as três melhores produções com tablet e livros técnicos do segmento.

As inscrições para as palestras e mesas redondas dos dias 7 e 8 são dois quilos de alimentos não perecíveis e serão feitas no local do evento. A programação completa está disponível no site: www.pesca.al.gov.br. Instituições carentes serão beneficiadas com a doação.