×

Alagoas

Seminário discute educação permanente em saúde em Alagoas

Para divulgar, discutir e ampliar as relações entre a atividade acadêmica e assistência à saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou nesta terça-feira (4) o IV Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde. O evento aconteceu no auditório do Maceió Mar Hotel, em Ponta Verde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviços (Cies), e teve como tema o diálogo sobre educação permanente em Alagoas.

De acordo com a coordenadora do Cies, Laura Adélia Amaral Torres, o seminário tem o objetivo de incentivar discussões acadêmicas nos serviços públicos de saúde, possibilitando soluções conjuntas e viáveis para os desafios encontrados nos processos de educação permanente.

A coordenadora ressaltou, também, que a presença de gestores e profissionais para a discussão dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma oportunidade única para o aumento da integração entre as ações de educação permanente com as práticas públicas de saúde.

Presente a abertura do evento, a representante do Ministério da Saúde e diretora de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Eliana Goldfarb, ressaltou que a integração entre a atividade acadêmica e a saúde é essencial para a evolução da assistência prestada à população. “A pesquisa científica deve andar em conjunto com a atividade prática atuando no dia a dia e na qualificação do serviço”, afirmou Eliana destacando, ainda, que a gestão de saúde de Alagoas é uma das pioneiras na realização de seminários de educação permanente.

“O Ministério da Saúde tem incentivado a realização de eventos como esse em todo o país e a gestão pública da saúde em Alagoas está de parabéns pela iniciativa e compromisso”, enfatizou.

Programação

Os participantes iniciaram as atividades do seminário com a realização de uma palestra sobre a educação permanente em saúde como dispositivo de integração ensino serviço, ministrada por Eliana Goldfarb. Em sequência foi realizada um painel, mediado pela vice-coordenadora do Cies, Teresa Carvalho, com o tema Rede Escola: limites e possibilidades da articulação com o serviço.

O painel contou ainda com a participação da secretária de Saúde de Maceió, Sylvana Medeiros; Ubiratan Pedrosa, secretário de Saúde de Arapiraca; Rachel Rocha, vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Paulo Costa, vice-reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); Dário Santana, diretor geral da Universidade Tiradentes (Unit); e Francisco Soares diretor do curso de medicina da Ufal.

O seminário contou ainda com painéis simultâneos com os temas Regulação do Estágio e Atividades práticas nos cenários de aprendizagem e Planejamento curricular participativo ensino-serviço. Os painéis foram mediados por Ana Paula Miyazawa, coordenadora do estágio de enfermagem da Unit e Jeferson Bernardes, professor do instituto de psicologia da Ufal. O encontro reuniu cerca de 120 profissionais da saúde e educação, gestores e representantes acadêmicos de instituições de nível superior e técnico.