A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de DST/Aids, realiza quinta-feira (4), a partir das 8h30, no auditório da Procuradoria Geral do Município, no Centro, o Seminário Aids e Atenção Básica – Tecendo Diálogos.
Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no último dia 1º, o evento é destinado a profissionais da área de saúde da Rede SUS e tem como objetivo estimular a reflexão sobre o compromisso com o atendimento a pessoas com HIV assintomático.
A programação conta com a realização da Conferência “Ética no Cuidado em Saúde”, que será proferida pelo frei franciscano Eudes José Rocha Amorim, e a realização de uma mesa redonda com o tema “Um olhar sobre epidemia da Aids em Maceió”, que terá mediação da Diretora de Atenção à Saúde da SMS, Tânia Kátia de Araújo Mendes. Também serão abordados temas como a situação epidemiológica da Aids em Maceió, qualidade de vida de mulheres vivendo com HIV/Aids e diretrizes do Ministério da Saúde para atendimento do paciente HIV assintomático na Atenção Básica.
Em Brasília
Na última segunda-feira (1º), o Ministério da Saúde fez, em Brasília, o lançamento da Campanha Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2014. A coordenadora do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais da SMS, Sandra Gomes, participou da solenidade que celebrou os 30 Anos de Luta Contra a Aids no Brasil. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e do diretor do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita.
Foram abordados temas como Inovação Tecnológica na Luta Contra a Aids nestes 30 anos e O papel da mídia nos 30 anos de Luta Contra a Aids. O encontro também marcou o lançamento do Fundo Posithivo, uma campanha iniciada no dia 1º de dezembro de 2014 e que se estenderá até 30 de novembro de 2015 tendo como alvo o público jovem e seu tema é: #partiuteste, incentivando a tríade: o uso do preservativo, teste e tratamento.
