×

Cultura

Seminário discute acessibilidade em bibliotecas públicas do Brasil

Seminário integra uma das etapas do projeto Acessibilidade em Bibliotecas

Imagine uma biblioteca preparada para receber todos os tipos de públicos, respeitando suas características e peculiaridades. Tornar esses equipamentos públicos acessíveis de forma a atender pessoas com deficiências mentais, visuais, auditivas e físicas, além do público em geral (de diferentes faixas etárias), por todo o Brasil, é um dos grandes desafios do País para garantir ao cidadão o direito à cultura. Para debater as principais questões que permeiam o tema, o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e a ONG Mais Diferenças realizam, nos dias 1º e 2 de março de 2016, em São Paulo, o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

Realizado no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP), o evento receberá gestores públicos, profissionais e especialistas de todo o Brasil, além de conferencistas internacionais. O seminário integra uma das etapas do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – resultado da parceria do MinC com a ONG Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público que atua há uma década com educação e cultura inclusivas.

Em andamento há dois anos, o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está sendo desenvolvido em todas as regiões do Brasil, em 10 bibliotecas, sendo duas por região, com o apoio das secretarias de Cultura e dos sistemas de Bibliotecas Públicas dos estados envolvidos. Ele visa ampliar e qualificar a acessibilidade, cuja ação foi dividida em seis eixos de trabalho: diagnóstico; qualificação do acervo; acesso à tecnologia assistiva (arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência); capacitação de equipes; comunicação e produção de conteúdo acessível e fomento ao trabalho em rede.

Inscrições

O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo email comunicacao@md.org.br e pelo telefone (11) 3881-4610 (ramal 46). No ato da inscrição, os interessados devem informar nome, CPF, endereço, telefone, órgão ao qual pertencem e se tem algum tipo de deficiência.

Acompanhe mais informações sobre o seminário no site e nas redes sociais do MinC e no site do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.