Visando à construção de um pacto intersetorial das políticas públicas para a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) foi realizado, nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório do Hotel Ritz Suites (localizado no bairro da Cruz das Almas), um seminário sobre políticas públicas para esse segmento.
O seminário, que fez parte de uma das ações do Plano Municipal sobre essa causa, foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Assessoria Especial de Promoção aos Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenação de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual de Maceió. O evento contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, por meio da Superintendência de Vigilância à Saúde e Diretoria de Promoção da Saúde. A iniciativa, denominada de I Encontro de Equidade em Saúde para o Público LGBT, reuniu representantes do Ministério da Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
O direcionamento das discussões entre os movimentos sociais e os órgãos governamentais teve como prioridade elencar estratégias para a construção de um Comitê Intersetorial da Saúde que assegure o acesso aos serviços ao público LGBT. Isso foi reforçado pela assessora e representante do deputado federal Jean Wyllis (PSOL-RJ), que apresentou um projeto de lei e ainda algumas propostas voltadas para a inclusão social e garantias de direitos. O deputado não pôde comparecer, mas participou por meio de videoconferência, esclarecendo dúvidas e debatendo questionamentos.
A secretária-adjunta da Semas, Eliza Barbosa, que representou o secretário Francisco Araújo, destacou a importância do fortalecimento do movimento para combater a discriminação e a violência que atinge esse público em todo o País. “O município de Maceió vem desenvolvendo metas com foco na igualdade social, uma das conquistas foi criar uma sede que atualmente reúne todos os conselhos de direitos, que abrange crianças e adolescentes, mulheres, idosos e LGBT.
