×

Maceió

Seminário discute a Consciência Negra na capital alagoana

O Seminário Discutindo a Consciência Negra no Município de Maceió, que acontece nesta sexta-feira (07) e sábado (08), no auditório da Casa da Indústria, no bairro do Farol, irá discutir o tema “A Importância das Ações Afirmativas e as Cotas nos Concursos Públicos”. O evento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas.

A coordenadora do Instituto, Arísia Barros, destacou o apoio e o incentivo do prefeito Rui Palmeira para a ação. “O seminário é a concretização de todos os diálogos que tivemos com o prefeito desde o ano passado, selando o compromisso dessa administração com o movimento negro”, disse.

O evento terá como público alvo representantes do movimento negro, profissionais da Educação, gestores do funcionalismo público municipal, estudantes universitários e interessados na temática racial.

Na abertura do seminário, às 9h, será realizada uma conferência que abordará a temática da “Consciência Negra: A importância das Ações Afirmativas no Brasil”. Em seguida, será tratada “A Questão Estrutural e Institucional do Racismo à Brasileira”. Depois, o advogado das Políticas das Ações Afirmativas da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Social de São Paulo (SMPIR), Nilton Silva, irá expor o Relato de Experiências sobre “A Instituição de Cotas Raciais no Serviço Público no Município de São Paulo”.

No sábado, às 9h, acontecerá um debate ampliado e público sobre “As Cotas nos Concursos Públicos e seus Desdobramentos”, que se estenderá durante a tarde. Os trabalhos serão finalizados às 15h30min, com uma Oficina de Bonecas, que buscará resgatar por meio de retalhos, a identidade negra na confecção de bonecas.

Quem tiver interesse em participar do Seminário Discutindo a Consciência Negra no Município de Maceió pode enviar um e-mail com os dados pessoais (nome, e-mail, telefone e instituição a que pertence) para tatianateixeira.semas@maceio.com.br, com cópia para raízesdeafricas@gmail.com. Mais informações pelos telefones: 8827-3656 e 3231 -4201.