
O evento aconteceu durante o seminário que marcou o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.
A coordenadora do Núcleo Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elizabeth Toledo, participou na tarde desta quinta-feira (17) de uma mesa redonda sobre o combate a violência contra o idoso em Alagoas.
O evento aconteceu durante o seminário que marcou o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), numa parceria da Sesau e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
Na ocasião, Elizabeth Toledo falou sobre o trabalho que a Sesau realiza voltado para os idosos, como também apresentou dados de uma pesquisa realizada no Hospital Geral do Estado (HGE) no ano passado, onde mostra alguns casos em que teve o idoso envolvido. Pelo levantamento, em 2009 foram registrados 137 atropelamentos, 59 colisões, 24 acidentes com moto e 52 com bicicletas.
No seminário, também foram realizadas palestras sobre “O Estatuto do Idoso e a Violência Contra a Pessoa Idosa” e “O Idoso e o Fenômeno da Violência”, que contaram com a presença do coordenador Nacional da Política do Idoso, Roberto Loyola e pela técnica especialista em Violência Contra a Pessoa Idosa, da Fiocruz, Maria Cecília Minayo.
O idoso é violentado de várias formas, por meio de abuso e maus-tratos físicos e psicológicos, como também está sujeito a ser abusado sexualmente, abandonado, sofrer negligência dos responsáveis, abuso financeiro e econômico.