Com o objetivo de construir políticas para criação de uma educação capaz de combater o racismo e promover a igualdade racial, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza o I Seminário Saúde na Escola e Juventude Viva. O evento, que começou nesta terça-feira (3), no Hotel Jatiúca, em Maceió, e reúne 80 profissionais da Atenção Básica e educadores, será encerrado nesta quarta-feira (4).
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola, Lúcia Abreu, o seminário trata de questões essenciais para a promoção da saúde entre crianças e adolescentes, a exemplo do combate ao racismo e a violência. Já o Juventude Viva, é uma ação interministerial coordenada pelas Secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Juventude da Secretaria Geral da Presidência.
Durante a abertura do seminário, a diretora de programas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Mônica Oliveira, lembrou que o plano sugere ações concretas e simples de serem executadas. “A construção das ações é participativa, sendo realizada em conjunto com técnicos educadores e representantes da comunidade”, destacou.
A diretora ressaltou, ainda, que os jovens negros são as principais vítimas da violência e que a promoção da cultura da paz é uma prioridade das gestões federais e estaduais. “O programa leva aos jovens diversas ações como exames de saúde, palestras educativas sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e violência”, explicou Mônica Oliveira, destacando que o programa atua tanto no combate quanto na prevenção dos problemas.
Em Alagoas, os 102 municípios foram cadastrados no Programa Saúde na Escola e Juventude Viva. O articulador estadual do plano Juventude Viva, Denivan de Lima, evidenciou a construção e estratégias intersetoriais para a implantação do programa, que segundo o articulador deve motivar todos os representantes da sociedade civil e das comunidades.
Durante a programação do seminário, os participantes assistiram um vídeo do canal Futura, seguido de um debate sobre o plano Juventude Viva. Na sequência será apresentada uma palestra sobre os 10 anos da Lei 10.639/03 e os desafios para a promoção da igualdade racial e uma educação antirracista.
Já nesta quarta-feira (4), a representante do Ministério da Saúde, Sabrina Leal, fará uma apresentação sobre o impacto do racismo nas formas de nascer, viver e morrer, seguida de uma palestra sobre saúde e prevenção nas escolas. Ainda durante o seminário, os participantes farão parte de uma oficina sobre o preenchimento das fichas de notificação de violência e abordagem do quesito cor nos prontuários de saúde. Na conclusão do evento, serão formados grupos de trabalho que irão pactuar as ações essenciais do Plano Saúde na Escola e Juventude Viva, com os temas promoção da cultura da paz e direitos humanos.
