×

Alagoas

Seminário debate estratégia para ampliar alcance das Academias da Saúde

Evento reuniu fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas de vários municípios

A ampliação do alcance das Academias da Saúde foi debatida nesta quarta-feira (8), em seminário promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com participação de profissionais que atuam nesses espaços públicos. O evento reuniu fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas de vários municípios, no auditório do Sindicato dos Médicos, no Farol.

As Academias da Saúde têm como função promover práticas corporais e atividades físicas, incentivar a alimentação saudável, oferecer educação em saúde e outros cuidados, visando ao bem-estar da população.

O programa faz parte da estrutura organizacional das Redes de Atenção à Saúde (RAS), como componente da atenção básica e, por isso, funciona também como porta de entrada no SUS.

De acordo com Nelita Rodrigues, supervisora de Promoção e Educação em Saúde da Sesau, o Seminário Estadual de Academias de Saúde foi destinado a todos os profissionais de nível superior que atuam nesses espaços. O custeio das academias é mantido pelo Ministério da Saúde, mas cabe à Sesau realizar o monitoramento das ações e as capacitações dos profissionais.

“As academias promovem a saúde e bem-estar e atuam de forma preventiva, evitando o aparecimento de doenças graves como hipertensão e diabetes”, destacou Nelita.

Como representante do Ministério da Saúde, a técnica Danielle Alencar enfatizou a importância de se vencer desafios e ampliar esses espaços essenciais à promoção da saúde.

O seminário contou, ainda, com a presença da técnica Camila Nogueira, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, que ressaltou a importância da parceria entre as diferentes esferas de administração pública, com vistas à melhoria da saúde. “Com o trabalho conjunto entre as gestões federal, estadual e municipais, poderemos vencer todos os desafios”, concluiu.