×

Alagoas

Seminário de metodologia científica reforça preparação de professores para Feceal

Feira de Ciências do Estado de Alagoas será realizada em novembro

Professores da rede estadual participaram nesta sexta-feira (20), no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), no Cepa, da primeira etapa do seminário Para compreender a metodologia do trabalho científico, promovido pelos laboratórios de Ciências da Natureza (LCN) e de Linguagem e Matemática (LLM), visando reforçar a preparação dos docentes para a Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) 2016, promovida também pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Ministrado pela doutoranda em linguística, Maria Cristiane Souza, o seminário terá ainda mais dois momentos presenciais, em junho e julho, além de atividades de casa, em um total de 40 horas.

Segundo Aristóphio Andrade Alves Filho, coordenador do LCN, a atividade mostrará cada etapa do processo de pesquisa. “Realizamos este ciclo de seminários desde 2013, contribuindo para a preparação dos professores e alunos, orientando sobre cada etapa da feira de ciências: problematização, pesquisa, experimentação, produção do texto e do banner”, explicou o coordenador.

Com 32 anos de docência, Messias Antônio da Silva, professor de matemática da Escola Estadual Maria da Graça de Sá Teixeira, fará sua estreia na feira este ano e destaca a importância deste evento.

“Faltava esta preparação, que me deixará mais seguro para trabalhar com meus alunos. Sempre tive vontade de participar, fazer um trabalho para a escola se orgulhar e mostrar que é possível desenvolver grandes projetos na escola pública. Em 2015, recebemos menção honrosa na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Na matemática, é preciso conquistar esses alunos o mais cedo possível, convencendo-os de que vale a pena estudar”, destacou Messias Silva.

Novidades

O evento contou com a participação da coordenadora de pesquisa da Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secti) e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Greciene Lopes, que comunicou a parceria entre Secti e Seduc na realização da Experiment-AL, uma feira de ciências aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que envolverá todas as redes de educação do Estado.

“Nestes seminários temos a possibilidade de conhecer professores e projetos. Não se faz ciência sem professores, alunos e sem a comunidade. É preciso criar ressonância. Estamos fazendo ciência o tempo todo e precisamos voltar nosso olhar para estes trabalhos. A Experiment-AL acontecerá na sequência da Feceal e fomentará ainda mais estes estudos e projetos”, declarou a pesquisadora.