×

Alagoas

Seminário de Humanização da Saúde de Alagoas discute formas de inclusão

As redes de Atenção à Saúde e a vulnerabilidade social foram tema do III Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas. Com o objetivo de discutir estratégias de inclusão, o evento reuniu gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió, nesta terça-feira (30).

Em prol do fortalecimento do SUS, a coordenadora institucional da Política Nacional de Humanização em Alagoas (PNH/AL), Luzia Prata, informou que o seminário é uma oportunidade de debater práticas e ações que unem os gestores, trabalhadores e usuários da saúde pública para uma mudança efetiva na gestão do acesso da população às redes.

“A diversidade de público presente no seminário espelha o quanto Alagoas, apesar das dificuldades, vem mudando nas práticas de humanização”, discursou o consultor do MS em PNH/AL, Sergio Aragaki, que acompanha a construção do PNH no Estado desde o primeiro seminário. Segundo ele, a participação é importante, porque a humanização trabalha na perspectiva de inclusão.

“A PNH vem buscar a transversalidade, para que haja conversa, escuta e mudança na prática do SUS, sistema este que é feito, cotidianamente, nas pequenas ações”, esclareceu. “Humanizar a saúde é alterar práticas autoritárias que produzem exclusão, por isso a proposta de debate visa superar a vulnerabilidade”, acrescentou.

Os participantes do seminário assistiram à palestra da coordenadora regional do PNH, Rose Delgado, sobre o panorama das Redes de Atenção à Saúde e a vulnerabilidade social. O tema foi também apresentado pela consultora do MS em Alagoas, Sônia Moura, que abordou sobre essa mesma política no âmbito do Estado.

Rodas de conversa, apreciação dos banners dos projetos de intervenção dos apoiadores de PNH de Alagoas, apresentação das sínteses e discussões sobre as rodas de conversa e avaliação do seminário completam a programação do seminário.

Participaram da solenidade de abertura do seminário, a gerente de Gestão do Trabalho do CSGDP, Naiara Calheiros; o gerente de Humanização da Uncisal, Carlos Frederico Oliveira; o secretário adjunto de saúde de Maceió, Eugênio Melo; o presidente do CES, José Wilton da Silva; e a secretária de saúde de Messias, Morgana Gomes, representando a presidente do Cosems.