×

Alagoas

Seminário de fruticultura capacita produtores do Agreste

Aproximadamente 60 integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Agreste participaram do 1º Seminário de Fruticultura no Agreste, realizado no município de Estrela de Alagoas, na quinta-feira (6). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae, com o intuito de discutir o empreendedorismo dentro da produção agrícola.

Possibilitando o aperfeiçoamento das práticas de comercialização, marketing e empreendedorismo no campo, a programação foi dividida em palestras que apresentaram os benefícios da agricultura familiar como potencialidade econômica.

Segundo a gestora do APL Fruticultura no Agreste, Rosete Albuquerque, a realização do seminário no campo demonstra o interesse do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) em chegar até onde está o produtor, suprindo
suas principais necessidades.

“Fazer uma atividade como essa no campo é mais difícil pela pouca estrutura que temos. Mas, por outro lado, a gente leva a informação, a discussão e integração para o ambiente deles, onde o produtor está. Esse foi um pontapé inicial para outros encontros dentro do ambiente dos produtores. De forma dinâmica, eles participaram, perguntaram e tiveram a oportunidade de entender que é possível transformar todas as instruções em desenvolvimento”, explica Rosete Albuquerque.

Na ocasião, foram discutidos, ainda, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destacando a possibilidade dos produtores e associações realizarem vendas para instituições e órgãos governamentais.

Presente ao seminário, o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Lessa, destacou a importância do trabalho cooperativista, ressaltando a necessidade de parcerias entre as principais entidades que representam a agricultura familiar em Alagoas.

O APL Fruticultura no Agreste é coordenado pela Sedetur, em parceria com o Sebrae.