A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) deu continuidade na tarde desta quarta-feira (17) ao 5º Seminário de Cultura Alagoana, com a realização do II Módulo, que apresentou a temática do Patrimônio Cultura do Estado. O evento foi realizado no Hotel Porto da Praia.
A superintendente de Identidade e Diversidade Cultura, da Secult, Adriana Guimarães, palestrou para os profissionais de turismo presentes sobre os ‘Patrimônios Culturais: materiais e imateriais’, em que foi mostrada a importância da preservação e valorização dos saberem populares e culturais, tais como formas de expressão, crenças, práticas, habilidades e os modos de ser das pessoas.
“Não são patrimônios apenas os edifícios, mas também os saberes e conhecimentos populares. Damos um grande salto, quando percebemos que os saberes popular são tão importantes quantos os edifícios e monumento”, destacou Adriana.
Após a palestra todos os participantes do Seminário visitaram os museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Théo Brandão.
No dia primeiro de outubro, das 14h às 15h, no Hotel Porto da Praia, ocorrerá o Módulo III, em que será apresentado o tema sobre Artesanato e História local, além de vista ao núcleo artesanal do Pontal da Barra.
