Encontro reuniu servidores do Executivo nesta sexta
Representantes de nove órgãos do Executivo participaram, nesta sexta-feira (7), do Seminário de Capacitação de Gestores, evento coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), com o apoio da Secretaria de Gestão Pública (Segesp). O Seminário aconteceu no Hotel Radisson e envolveu os 112 gestores que serão capacitados para uma melhoria na qualidade do serviço público alagoano.
O Plano de Capacitação de Gestores visa melhorar os sistemas de atenção ao público e profissionalizar a gestão pública no Estado, focando os cargos de liderança, compreendendo superintendentes, coordenadores especiais e diretores.
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, falou da importância do evento para a gestão do governo. “Ser servidor público é dar o melhor de si para o todo, por acreditar nessa afirmação o governador Teotonio Vilela Filho nos deu a oportunidade de oferecer um programa voltado para a qualificação e treinamento do servidor com o que existe de melhor no Brasil”, afirmou.
Sobre a iniciativa do governo para com o Plano de Capacitação, o secretário de Estado da Gestão Público, Alexandre Lages, ressaltou os resultados que deverão ser alcançados. “O projeto é de suma importância para os servidores do Estado, com ele vamos agregar conhecimentos para melhorar cada vez mais o serviço na gestão pública e o atendimento aos alagoanos”, disse o secretário.
O Seminário foi realizado pela Fundação Cabral, com palestras voltadas para economia sócio cultural e gestão estratégica, ministradas pelos professores Paulo Vicente dos Santos Ângela Maria de Oliveira. “Abordamos as mudanças da sociedade em um contexto geral, visando o impacto que isso traz para a organização no mundo do trabalho. A proposta é de fazer uma comparação entre os modelos de gestão no ambiente tradicional e as estratégias contemporâneas, além da visão do mundo e do Brasil nos próximos 30 anos”, explicou a professora Ângela Maria.
Segundo o diretor da empresa, Usina Negócios, Edmilson Fialho, o plano foi elaborado a partir de um diagnóstico, que detectou as fragilidades no perfil atual do servidor e traçou as competências futuras que um gestor de ter, para obter a excelência na gestão. A Usina Negócios foi a responsável pela elaboração do diagnóstico através de entrevistas com os gestores nos últimos meses.
“O diagnóstico traçou premissas importantes, em cima deles vamos dar continuidade ao plano por meio de cursos, que suprirão a demandas prioritárias e necessidades futuras”, explicou o diretor.
O Plano de Capacitação de Gestores tem o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).
