×

Alagoas

Seminário avalia ação do programa Brasil Sorridente em Alagoas

Para avaliar o desenvolvimento do programa federal Brasil Sorridente em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta segunda-feira (20), no Hotel Enseada, em Maceió, o Seminário Desenvolvimento das Ações de Saúde Bucal no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reunirá técnicos e profissionais da área, que irão discutir os resultados do projeto, além de participarem de discussões sobre o planejamento de futuras ações de Saúde Bucal.

O seminário acontece a partir das 8h, com a palestra do dentista e coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca, que falará sobre a saúde bucal inserida no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). O palestrante também discorrerá sobre a adesão dos Centros de Especialidade Odontológica (CEOs) e a Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência. O especialista irá abordar, ainda, o monitoramento, a avaliação e a fonte de recursos financeiros para os programas.

Na sequência, Noêmia Saião Azevedo irá se reportar sobre o atendimento às pessoas com deficiência na atenção básica e nos Centros de Especialidades Odontológicas. No segundo horário, será realizada uma mesa rondada com a equipe técnica da Gerência Nacional de Saúde Bucal.

“O programa Brasil Sorridente, em parceria com a Sesau, foi responsável pela implantação de 25 centros de especialidades odontológicas, distribuídos estrategicamente em cidades que atendam como referências regionais. Também criamos centros de atendimento no Hospital Geral do Estado, em Maceió, Hospital Regional de Arapiraca e no Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema”, explicou o gerente do Núcleo de Saúde Bucal, Roberto Duarte.

O gerente explicou ainda que a atenção à saúde bucal é uma prioridade do governo estadual e que a prevenção e o cuidado com os dentes são essenciais para a qualidade de vida. “Exames regulares são imprescindíveis para que sejam diagnosticados diversos tipos de enfermidades, desde gengivites até câncer de boca, que podem colocar em risco a vida do paciente”, ressaltou.

Programa Brasil Sorridente

O programa foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o objetivo de reverter os índices negativos dos atendimentos odontológicos especializados pelo SUS. O Brasil Sorridente prevê uma série de ações destinadas à população de todas as faixas etárias, tendo como principais ações a implantação de Centros de Especialidade Odontológica e adição de flúor a estações de tratamento de água.

Atualmente, os Centros de Especialidades Odontológicas estão preparados para atender a diversas particularidades clínicas como, por exemplo, a periodontia, a endodontia, diagnóstico oral com ênfase no câncer de boca e atendimento a pessoas com necessidade especiais. Segundo dados do Ministério da Saúde, até a criação do programa, apenas 3% dos atendimentos realizados pelo SUS eram referentes a tratamentos especializados.