×

Alagoas

Seminário alerta profissionais sobre segurança no trabalho


De todas as doenças e agravos relacionados ao trabalho em Alagoas, 52% são provocados por acidentes com material biológico. Para alertar os profissionais da saúde sobre a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no ambiente de trabalho, será realizado na segunda-feira (17), das 8h às 18h, o II Seminário: NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho. O evento acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá (Centro de Convenções).

Até outubro de 2014, foram registrados em Alagoas 392 casos de acidentes com material biológico, segundo dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificações (Sinan). O seminário será articulado com o Núcleo de Qualidade de Vida do Hospital Geral do Estado (HGE) e o público alvo inclui enfermeiros, técnicos de enfermagem, engenheiros, técnicos de segurança do trabalhador, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, dentistas e profissionais dos serviços gerais.

A diretora de Vigilância em Saúde (Divisat) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Gardênia Santana, disse que na portaria do Ministério da Saúde 104/2011 os acidentes em questão eram notificados nas unidades sentinelas, ou seja, os casos eram identificados e notificados no Sinan. A partir de 6 de junho deste ano, a portaria nº 1271 institui estes tipos de acidentes como de Notificação Compulsória dos Agravos à Saúde do Trabalhador.

“Com a nova portaria, as notificações são feitas, semanalmente, e em todas as unidades de saúde”, explicou Gardênia, lembrando que o Hospital Hélvio Auto é o único de Alagoas referência no tratamento dos acidentes com material biológico. “Os municípios devem notificar seus casos e só depois encaminhar para o tratamento em Maceió”, alertou a diretora de Vigilância em Saúde. O Ministério do Trabalho criou em 16 de novembro de 2005 a primeira norma (NR 32) para estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança dos trabalhadores da saúde.

Riscos biológicos – É considerado risco biológico a exposição ocupacional a agentes biológicos, a exemplo de sangue, secreção vaginal, sêmen, fezes, urina, escarro, dentre outros. Os acidentes e doenças do trabalho matam por ano cerca de dois milhões de trabalhadores, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A categoria ocupa 1º lugar no ranking de registros de acidentes, sobretudo os com materiais biológicos.

O evento será realizado em parceria com o setor de qualidade de vida no trabalho do Hospital Geral do Estado (HGE). Serão discutidos assuntos tais como Notificação Compulsória dos Agravos a Saúde do Trabalhador, Riscos e Acidentes com Material Biológico e uma visão geral da NR 32.

Também foram convidados para participar do seminário representantes dos Centros de Referências Estaduais em Saúde do Trabalhador (Cerests) de Arapiraca, Maceió e Santana do Ipanema e dos Núcleos Regionais de Vigilância à Saúde do Trabalhador de Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Penedo.