×

Maceió

Semeq promoverá capacitação sobre Sistema de Gestão de Convênios

Reunião na Semeq

Representantes do Ministério do Planejamento e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional de Desenvolvimento estarão em Maceió, de 7 a 11 deste mês, para ministrarem uma capacitação referente ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O treinamento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Economia Solidária e Qualificação Profissional (Semeq) e será realizado no auditório da Secretaria de Finanças.
Vão participar da capacitação servidores da secretarias de Finanças, Economia Solidária e Qualificação Profissional e representantes de 20 ONGs de Alagoas e Sergipe que já possuem convênios com o governo federal.

Segundo o secretário de Qualificação Profissional, Arnóbio Cavalcanti, o treinamento tem dois objetivos principais: capacitar as ONGs em relação aos convênios que já estão inseridas e treinar os servidores do município para serem agentes facilitadores em futuros processos relativos ao Siconv.

“É uma honra para a cidade Maceió pode estar capacitada a conduzir, no futuro, os processos referentes ao Sincov. Atualmente, quem quisesse informações sobre as normas que regulamentam o portal de convênios e sobre o funcionamento do sistema teria que enviar técnicos a Brasília. Com a capacitação, iremos nos transformar em facilitadores para a utilização de um sistema que permite acesso aos recursos de forma mais social e justa”, disse Arnóbio Cavalcanti.

O Sincov foi elaborado pelo governo federal com o objetivo de imprimir mais eficiência, agilidade e, especialmente, mais transparência ao processo de liberação de recursos para estados, municípios e Organizações não Governamentais (ONGs).