Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (4), o secretário municipal de Esporte e Lazer, Antônio Moura, apresentou aos organizadores de corrida a proposta de disciplinamento dessa modalidade de competição de rua na capital. A padronização estabelece o reconhecimento da solicitação para eventuais provas tanto pelo poder público, quanto pela Federação Alagoana de Atletismo (FAAt).
De acordo com a regulamentação, obtido o aval para corrida pelo menos 45 dias antes da prova, a organização promotora deve encaminhar solicitações para as superintendências municipais, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a depender da estrutura da corrida.
“A oferta de corridas de rua cresceu bastante. Em 2014, somente em Maceió, tivemos 32 competições. Este ano, já registramos mais de 40 e esse número tende a aumentar, pois o calendário 2015 está sujeito a alterações. Nossa pretensão, juntamente com todos os promotores de corrida, é normatizar as disputas, priorizando o convívio urbano”, explicou Moura, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Como reforço, a comissão organizadora que registrar mais de 500 inscritos em determinada prova deverá solicitar autorização ao Ministério Público Estadual (MPE).
Presentes à reunião, o presidente da FAAt, Mahebal Vasconcelos, representantes da FMX Sports, Felipe Monteiro, e da Contime, Daniel Moura e Tony Melo, além de Gildo Santana, da Associação dos Ciclistas Corredores, e o organizador de corrida Djalma Mello avaliaram positivamente a proposta de disciplinamento.
“A boa vontade da Semel em propor uma reunião para debater com a Federação e os organizadores de corrida demonstra o interesse do poder público em priorizar normas que beneficiam a todos, principalmente os corredores e a sociedade”, disse Mahebal Vasconcelos, presidente da FAAt. Ainda segundo Vasconcelos, a normatização fortalece o trabalho da Semel e consolida o reconhecimento da Federação. “Quando o diálogo avança, as melhorias passam a ser notadas e, como exemplo, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) elogiou a parceira que temos adotado com a Semel”, disse o presidente.
Entre os argumentos em debate, a agilidade na concessão de autorizações foi discutida para estimular ainda mais a realização de novas corridas. “Esse foi um momento promissor, pois com o diálogo, podemos compartilhar pleitos e o entendimento entre todos foi fundamental para a definição das normativas que beneficiam os atletas, sobretudo”, destacou Felipe Monteiro, da FMX Sports.
Finalizado o debate consultivo, a definição de horários, percursos e as devidas instruções referentes a pedidos e avaliações técnicas serão publicados em decreto no Diário Oficial do Município (DOM) em breve. “Discutimos questões referentes ao convívio urbano durante a execução das provas, como por exemplo, as normas que devem ser seguidas no recolhimento de resíduos, limpeza no pós-prova, o uso de caixas de som, além do fluxo do trânsito para garantir o direito dos cidadãos. Todos estão satisfeitos. Com isso, mantemos um entendimento mútuo, de elevado respeito com os atletas, sociedade e empresários”, finalizou Moura.
