×

Maceió

Semel lança Escolinha de Beach Soccer no bairro do Pontal

Crianças e adolescentes do Pontal da Barra conheceram mais um projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel), lançado em parceria com a Federação Alagoana de Beach Soccer (Falabs): A criação da Escolinha de Beach Soccer de Alagoas, que funcionará naquele bairro, reunindo, inicialmente, cerca de 40 jovens, a maioria residente na própria comunidade. O lançamento oficial do projeto contou com uma presença ilustre: a do goleiro quatro vezes campeão do mundo, Jenilson Brito Rodrigues, o “Mão”.

“Iremos ampliar esse projeto, muito em breve, para atletas de bairros circunvizinhos, como o Trapiche e o Prado. Além disso, também com o apoio da Superintendência de Iluminação Pública de Maceió [Sima], pretendemos ofertar aulas no período noturno, a fim de contemplar os jovens que estudam e trabalham durante o dia”, afirmou o presidente da federação local de Beach Soccer, Daniel Fernandes. Ele informou que a escolinha reúne garotos de 6 a 17 anos de idade.

O jogador Mão falou sobre sua infância difícil, até a consagração com a camisa amarela, e parabenizou a iniciativa. Ele ressaltou que o esporte é capaz de transformar vidas. “Hoje posso dizer que desfruto aquilo que o esporte tem de melhor. Projetos como este proporcionam oportunidades a muitos jovens, que podem ser resgatados do mundo das drogas e, com isso, enxergar um futuro promissor”, refletiu o goleiro. Ele destacou a importância do envolvimento entre poder público e a comunidade, de modo que as famílias possam incentivar os jovens a concretizar seus objetivos.

O secretário Gustavo Toledo afirmou que a presença do goleiro contribuirá para que haja cada vez mais adeptos, bem como parceiros para o fortalecimento do projeto social – que tem a chancela da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS). “Oportunidades como esta são únicas. Iniciativas como esta podem ao menos formar cidadãos, afastando a juventude da criminalidade”, avaliou Toledo.