A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) tem desenvolvido várias atividades, visando promover o desenvolvimento do esporte amador no município. Entre esses eventos, destaques para a primeira edição da Paraolimpíada de Maceió,com disputa nas modalidades atletismo e natação – com 40 atletas inscritos em cada uma – e voleibol sentado, que teve o time do Anthares conquistando o título sobre a equipe de Viçosa.
A competição foi uma forma de a Semel fomentar o espírito olímpico entre os amantes do esporte em Alagoas, já que o Brasil vai sediar os Jogos em 2016, reunindo portadores de alguma necessidade especial. “Buscamos incentivar a prática de atividade física para proporcionar qualidade de vida a quem precisa se superar cotidianamente, sempre focando a inclusão social por meio do esporte”, comentou o secretário Gustavo Toledo.
Para 2012, esta e outras iniciativas ganharão ainda mais força, assegura o secretário.
Ainda sobre a Paraolimpíada, Toledo agradeceu a participação de todos os atletas, bem como o apoio de órgãos como o Exército – o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado disponibilizou sua banda para a abertura oficial do evento – e a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). “Foi gratificante poder ver o ginásio cheio, com a banda do Exército executando o Hino Nacional, orientando-nos sobre a importância do patriotismo”, reforçou o secretário de Esporte e Lazer, sobre a solenidade que reuniu dezenas de crianças do projeto ‘Mais Educação’.
Atleta Solidário – A 11ª edição do Projeto Atleta Solidária foi realizada no Colégio Santa Úrsula, em Jatiúca, reunindo 50 atletas de diversas modalidades esportivas, que disputaram jogos de futsal em prol da solidariedade. Este ano o projeto teve um tema ecológico, com o slogan “Sustentabilidade: esse é o nosso esporte”.
O evento, teve apoio da Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel), de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), e de Educação (Semed), que garantiu transporte e lanche para os alunos do Programa Mais Educação, de 15 escolas da rede municipal de ensino.
Além de alimentos doados pelo público e pelas instituições municipais, os alunos trabalharam na arrecadação de garrafas pet destinadas à CoopVila – cooperativa que reúne catadores de material reciclável da Vila Emater, egressos do antigo lixão. Já os alimentos arrecadados – cerca de 9 toneladas – foram doados à Associação dos Hemofílicos, Sociedade Beneficente Nosso Lar, Casa Espírita Nosso Lar e Creche Escola Zilda Gama.
“O esporte em Maceió vive um novo tempo de esperança e de prosperidade. Esse apoio que o projeto vem recebendo do governo Cícero Almeida reforça ainda mais a credibilidade do projeto”, afirma Eduardo Acioli, idealizador do projeto e coordenador de judô do Projeto Mais Educação. “O resultado final superou nossas expectativas”, conclui Eduardo.
Campeonato Mirim – Em sua sexta edição, o Vilareal Graciliano conquistou o título do Campeonato de Futebol Mirim-Misto das Comunidades de Maceió ao vencer o Real Madri, por 2×0, gols de Jardel e Michael, na partida principal de sábado, no campo da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre. O placar fez justiça ao time que foi superior em campo durante todo o desenrolar da partida. A arbitragem de Julio César Farias foi boa e seus assistentes Wilton Fernandes e Carlos Alberto também cumpriram bem o seu papel.
A colocação final do campeonato ficou assim: campeão – Vilareal Graciliano; vice-campeão – Real Madri; terceiro – Treze de Rio Largo; e quarto – Grêmio. O artilheiro foi Carlos Daniel, do Vilareal Graciliano, com 11 gols. O Vilareal Graciliano ficou também com a Taça Eficiência, enquanto o Real Madri ficou com a Taça Disciplina.
Na próxima terça-feira (27), às 9h, no auditório da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, a Semel premia os melhores da competição.
Projeto Viva Verão – Com a presença de mais de mil pessoas, o projeto foi lançado oficialmente pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). O Viva Verão tem foco na inclusão social e já movimenta a orla marítima de Pajuçara com uma série de atividades esportivas e de lazer, que vão se estender até o mês de fevereiro.
A iniciativa também conta com o apoio de profissionais do ‘Mais Educação’, programa do governo federal, reunindo seis modalidades esportivas: voleibol, futebol, basquete, handebol, rúgbi e beach tennis. As atividades – gratuitas e abertas à comunidade – acontecem diariamente, das 8h às 11h e das 15h às 18h.
“Estamos trabalhando em sintonia com todas as secretarias municipais, a fim de que possamos contemplar o maior número de pessoas possível, alertando-as sobre a importância da prática esportiva regular”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo.
“A partir de janeiro, também vamos incentivar a caminhada acompanhada, de modo que pessoas com idade mais avançada possam se exercitar com o acompanhamento de profissionais de Educação Física. Outra ideia é o Viva Verão Fitness, levando atividades de academias da capital para a orla marítima, com a realização de exercícios ao ar livre”, revelou o secretário, destacando ainda as ações que terão como objetivo a conscientização ambiental.
Para o judoca e coordenador do Mais Educação, Eduardo Acioli, a iniciativa já proporciona alegria a crianças e adolescentes, que, por meio do esporte, podem, inclusive, melhorar o rendimento escolar. “Nós, que fazemos esporte em Maceió, conquistamos a possibilidade de sonhar, já que o relacionamento com a Semel tem sido muito aberto, a fim de que possamos expor os nossos projetos e, com isso, concretizar nossos objetivos”, avaliou o coordenador do projeto, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).