×

Maceió

Semel apresenta projeto Praia Para Todos a instituições sociais

Primeira etapa está marcada para o terceiro sábado de fevereiro

Mais de 20 representantes de instituições e associações de apoio a pessoas com deficiência participaram, nessa terça-feira (20), na Escola Municipal de Governo e Gestão Pública (Emgesp), de reunião promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) para apresentação do projeto inclusivo Praia Para Todos.

Trata-se de uma ação social de oferta de atividades desportivas e de lazer destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência, seja motora, visual, auditiva ou intelectual, a ser realizada, inicialmente, em dois momentos. A primeira etapa está marcada para o terceiro sábado de fevereiro, dia 21, e a segunda para o dia 28 de março, ambas na orla da Pajuçara.

“Vamos lançar o Praia Para Todos em fevereiro e estabelecer a proposta mês a mês, mas antes entendemos a necessidade de dialogar com os grupos que aceitaram nosso convite, pois sem eles, certamente não conseguiríamos avançar na oferta de acessibilidade à praia, do uso de diversas atividades físicas, lúdicas e de lazer”, pontuou o titular da Semel, Antônio Moura.

Na reunião, os grupos foram apresentados às normas do projeto, tiraram dúvidas e conheceram as estruturas adaptadas que serão instaladas na orla. De acordo com uma das coordenadoras do Praia Para Todos, Karina Kristian, serão aguardadas em torno de 120 pessoas com deficiência para as quadras de vôlei sentado, handebol de areia, ginástica laboral, bocha, além das oficinas de capoeira e futsal adaptado. “Essas atividades serão simultâneas e com monitores e instrutores, das 8h30 até 11h, antecedidas de abertura da banda Afrolozze e de instituições que também queriam participar do momento cultural”, explicou Kristian.

Na oportunidade, foram sorteadas as primeiras instituições participantes: Fundação Casa do Especial (Funcae), Associação Pestalozzi, Família Down Maceió e Associação dos Pais de Pessoas Especiais (Appe). Todos os grupos presentes também conheceram as responsabilidades legais referentes à participação no projeto, programação e descrição dos espaços na enseada de Pajuçara. “Este será um momento para aproveitar a praia para banhos de mar e de integração entre o público atendido, instituições, mas sobretudo, de conscientização e de igualdade”, destacou Moura.

Presente na ocasião, Jorge Porto, representante da Fundação Casa do Especial (Funcae) de Maceió, avaliou positivamente o interesse da Semel em buscar as instituições de auxílio a pessoas com deficiência em Alagoas. “Acredito que entre os outros estados, Alagoas seja um dos que menos produz alternativas de atividades para esse público que precisa de tanta atenção para a prática de exercícios físicos e de lazer. É louvável a iniciativa, pois o Praia Para Todos vai beneficiá-los em uma ação inclusiva”, disse Porto.

Participação

Ainda segundo a coordenadora do projeto, Kristina Kristian, vão poder participar do Praia Para Todos os alunos do gênero masculino e feminino, com deficiência física, visual, intelectual e auditiva com idade mínima de oito anos de idade e máxima de 30 anos de idade. Eles devem estar matriculados e frequentando escolas do ensino fundamental, médio ou especial da rede pública de ensino, como também as associações e entidades que possuam trabalhos voltados para pessoas com deficiência. “Cada atividade tem sua especificidade, os participantes só poderão participar se estiverem aptos de acordo com a deficiência exigida pela quadra. Ou seja, cada quadra terá uma atividade voltada para o publico e perfil já pré-estabelecido”, explicou Kristian.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-2751.