A partir de agora, técnicos, diretores escolares e pedagogos vão compor grupos de trabalho, que terão como meta traçar estratégias de solução para que as dificuldades encontradas no cotidiano da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió sejam solucionadas.
Hoje, durante a realização do Seminário “A educação contemporânea: discutindo e fortalecendo”, ficou acertado que o trabalho terá duração de quatro meses e dependerá de sua conclusão a liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC).
A formação do grupo de trabalho foi o segundo passo formulado pelos técnicos do MEC, que, há meses, estão estudando a situação da Semed. A iniciativa faz parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O coordenador do PNUD, Laudo Bernardes, ressaltou que uma das prioridades que serão traçadas, a partir de agora, é a expansão da cobertura da educação infantil.
O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, também ressaltou outros desafios. Ele cita a informatização da rede, a construção de novas escolas de forma planejada e a qualificação de professores. “Esse processo já começou. Por exemplo: em oito meses, 800 professores concursados ingressaram na rede”, afirmou Tomaz Beltrão.
O prefeito Cícero Almeida, que participou da solenidade, ressaltou os esforços da atual administração para oferecer uma educação de qualidade. “Cada vez mais a educação tem sido tratada em Maceió como prioridade. E a postura desse grupo aqui aumenta ainda mais meu otimismo”, disse Almeida.