Com o objetivo de mostrar como se faz o monitoramento financeiro das compras de materiais e equipamentos pedagógicos destinados ao melhoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Comitê de Análise e Aprovação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), reuniu representantes de 58 unidades da rede municipal de ensino que já receberam o dinheiro do PDE e já deram início às compras.
A coordenadora do Comitê, Francisca Correia, explicou que, a partir de julho deste ano, o monitoramento financeiro tornou-se condição obrigatória para as escolas continuarem a receber as verbas do PDE. “O sucesso deste plano de intervenção são as boas práticas pedagógicas, o melhor aprendizado do aluno e consequentemente a elevação do Ideb”, afirma a coordenadora.
O PDE-Escola é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. “É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem”, afirma Francisca.
O Plano de Desenvolvimento, que desde 2005 está sendo definido pelo Ideb, constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. A partir do ano passado, o Ministério da Educação criou um sistema de monitoramento financeiro com a finalidade de elaborar e acompanhar o Plano de Desenvolvimento da Educação.
