Foram abertos em Maceió, os III Jogos do Projovem Urbano da capital alagoana. Ao todo, 24 equipes de 12 escolas participaram da competição, que reuniu cerca de mil alunos. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Tenente Madalena. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, do coordenador executivo do Projovem, Gino César, da coordenadora pedagógica do programa, Solange Gouveia, e com a participação de professores e demais coordenadores, bem como alunos que prestigiaram o evento.
Para Gino César, esse momento representa a conclusão do programa e ao mesmo tempo uma confraternização do trabalho realizado ao longo dos meses. “É um momento especial. Encerrou-se um trabalho de muita dedicação e empenho, com muita alegria e satisfação por meio da prática esportiva. É um incentivo a mais para esses jovens que trabalham diariamente não tem tempo para praticar esportes”, argumenta.
Cada aluno do programa recebeu uma camiseta, e os que participaram da competição ganharam o material do jogo. Também foram garantidos lanche e transporte. Segundo Gino César, o esporte escolhido para a competição foi o futsal. Ele explica que, por ser um esporte mais popular, conseguiu integrar ainda mais as equipes.
O secretário Thomaz Beltrão parabenizou a todos em nome do prefeito Cícero Almeida e agradeceu aos diretores do programa pelo empenho e dedicação para fazer o melhor. Thomaz destacou que o esporte é muito importante na formação do cidadão e falou da relevância do Projovem na formação profissional dos jovens e na sua inclusão no mercado de trabalho.
A coordenadora pedagógica do programa, Solange Gouveia, disse que essa turma começou em maio de 2010 e que os jogos representam a culminância do programa, promovendo socialização, competitividade sadia, integração e espírito esportivo. Ela explica que os primeiros lugares tanto feminino como masculino foram premiados.
O ProJovem Urbano oferece a formação do ensino fundamental, além de cursos profissionalizantes. O programa tem duração de 18 meses e para participar basta ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental. O aluno do Projovem recebe ainda uma bolsa de R$ 100,00 por mês. O objetivo do programa é elevar o grau de escolaridade com atividades voltadas para os jovens, por meio da conclusão do ensino fundamental e formação profissional, visando o desenvolvimento humano e a participação cidadã.