A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió convoca todos os assistentes sociais e coordenadores pedagógicos para participar, nos dias 9 e 10 de dezembro, do seminário “Crack: desafio para os direitos humanos”.
“A violência causada pelas drogas tem rondado não só as escolas de Maceió, mas de todo o País. Por isso, é importante a presença de todos para discutirmos o enfrentamento desse problema”, afirma o secretário-adjunto, Marcelo Nascimento. Para ele, o seminário é importante para se criar, ainda mais, um elo entre os entes federados, por meio dos ministérios da Saúde e da Justiça e a Semed no combate ao crack em Maceió.
O evento acontece no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) com início marcado para 9h. No primeiro dia, a palestra será ministrada por Jairo Werner, doutor em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas, e terá como tema: “Crack: destruição Progressiva da Sociedade. Há alternativas?”
No segundo dia acontecerá a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, por representantes do Ministério da Saúde. O plano é uma iniciativa do presidente Lula com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuário e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas.
Entre as ações do plano está o treinamento de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social para atender os dependentes e sua família, além de alertar sobre os riscos de uso da droga.
