Durante a XV Semana da Pessoa com Deficiência, que tem como tema “Inclusão, Direitos e Acessibilidade”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), reuniu diretores e professores que trabalham no atendimento especializado à criança com deficiência para falar sobre acessibilidade e função social da escola.
De acordo com a diretora do DEE, Andressa Pedrosa, é fundamental o envolvimento de todos durante esta semana, que tem como objetivo principal promover a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade. “As crianças que têm deficiência física ou mental têm o direito a uma educação especial, ou seja, que as escolas deem atenção especial a elas, daí a importância dessas formações”, afirmou.
Durante sua palestra, o técnico da Semed, Jorge Fireman, falou sobre a promoção da cidadania e o controle social, além do papel do professor que leciona para alunos com deficiência. Fireman explicou que promover a cidadania tem que ser uma das preocupações das escolas. “Precisamos ter isso como meta, pois só assim estaremos contribuindo na formação dos alunos, para que possam crescer enquanto cidadãos e possam se inserir na sociedade de forma crítica e autônoma”, pontuou.
O palestrante, que é cadeirante, explicou, ainda, que a ideia é motivar as pessoas com qualquer tipo de deficiência a integrarem a sociedade defendendo seus direitos. “Precisamos, cada vez mais, abrir portas para que essa parcela da população assuma um papel mais ativo na sociedade e a escola é fundamental para que isso venha acontecer”, disse Fireman.
Amanhã, e também na quarta-feira, haverá um seminário para tratar sobre o atendimento à pessoa com deficiência, no auditório do Sesc/Poço, das 8h às 12h. “A Semana da Pessoa com Deficiência é um evento importante para a educação e todos os meios sociais voltados aos direitos humanos e na busca constante da construção de uma educação de inclusão”, afirmou Andressa Pedrosa.
