×

Sergipe

Semed promove mais uma Jornada da Educação Infantil para professores de creche

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza constantes cursos formativos para os docentes de todas as modalidades. Nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, foi iniciada mais uma Jornada de Planejamento para Professores de Creche. O evento acontece no auditório do Centro Cultural de Aracaju, na Praça General Valadão.

A programação conta com palestras e rodas de conversa que tem como temas: ‘O Desafio de ser professor de bebês e crianças bem pequenas”, com Lucas Borges’; ‘Intenção Pedagógica e Currículo Emergente’, com Joyce Rosset; e ‘Ouvindo bebês e planejando práticas educativas: docência compartilhada entre profissionais educadores, crianças e famílias’, com Dra. Tacyana Karla Gomes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A coordenadora da Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, explica que essas qualificações são promovidas semestralmente aos educadores de creche da rede municipal de ensino. O objetivo desta edição, segundo ela, é propor um planejamento de contexto para o desenvolvimento das crianças.

“Há alguns anos, a creche pertencia à Assistência Social, como uma ação em que a criança permanecia em uma instituição para ser cuidada enquanto a mãe trabalhava, por exemplo. Quando trouxemos para a Educação, em 2000, por decisão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil (LDB), ela passa a ter, também, um caráter pedagógico, onde cada momento é uma oportunidade de aprender: o banho é pensado para estimular processos de autonomia, o alimentar-se incentiva a sentir o gosto de cada alimento. Por isso, a importância de estarmos sempre realizando estas formações”, afirma Núbia Lira.

Durante as atividades do curso, os educadores participam de dinâmicas e interações entre si. “Esta é a segunda formação da rede que participo e são experiências que enriquecem nossa bagagem. Um evento assim nos dá a segurança de estar fazendo um bom trabalho com eles, a partir do cuidado, da atenção e da responsabilidade. Nossa coordenadora sempre nos incentiva a participar e colocar todo o aprendizado em prática, em sala de aula. Tem sido momentos muito gostosos”, expressa a professora do Maternal no Centro Social São Francisco, localizado no bairro Cidade Nova, Edna Gonçalves.

Coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, na Zona de Expansão, Sandra Lisboa conta que cursos formativos como este também promovem o fortalecimento de vínculos na comunidade escolar. “No Elias, conversamos muito com os educadores e as famílias, para que todos sintam-se bem acolhidos. Muitos ainda têm o pensamento de que creche é só deixar o filho e sair. Não é assim, precisamos da participação, interação e diálogo constante entre todos para o melhor desenvolvimento possível da criança”, pontua.