Semed promove Formação Continudada dos professores da rede
A Secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do departamento de Ensino Fundamental promove na próxima segunda-feira 19, o 5º encontro de Formação Continuada dos professores da rede municipal.
O encontro tem como objetivo subsidiar os professores para o desenvolvimento de um trabalho docente numa perspectiva interdisciplinar e acontece nas salas de formação Paulo Freire na Semed, no bairro da Cambona.
Segundo a técnica pedagógica e professora formadora Eliane Ramos, a proposta de formação tem como fundamento as diretrizes e matrizes curriculares onde o ponto destacado é o método dialético e o trabalho interdisciplinar. “Todo trabalho foi pensado para os professores do 1º ao 5º e do 6º ao 9º sobre interdisciplinaridade. Nesse momento estamos trabalhando sobre as olimpíadas Rio 2016, esclareceu a técnica pedagógica e acrescentou: “nós, enquanto professores formadores, organizamos um planejamento visualizando as áreas do conhecimento sobre as olimpíadas e socializamos com eles, mas o professor é livre para trabalhar quantas disciplinas ele achar necessário. Cada área foi pensada de acordo com o que era necessário para atender ao tema escolhido que foi as olimpíadas”, destacou Eline.
Durante o encontro, serão discutidas as contribuições do Ensino Religiosa e da Língua Portuguesa para o estudo do tema Olimpíada sob a ótica do estudo da origem e da simbologia e a capacidade linguística a serem desenvolvidas no trabalho de leitura.
A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pela Semed para contribuir para o aprendizado do aluno.
São princípios norteadores da formação da rede municipal, a ética e a democracia, numa perspectiva da emancipação humana; A vinculação entre o mundo da educação, o mundo do trabalho e as práticas sociais; A promoção da valorização e aperfeiçoamento profissional para todos os profissionais da rede; A formação estruturada numa articulação entre teoria e prática (práxis), garantindo-se a reflexão permanente dessa prática-(reflexão- na- ação-); A Formação participativa e que estimule uma atitude crítica e atuante de todos os profissionais envolvidos no processo formativo e o Planejamento coletivo, sistemático e periódico; estabelecendo uma visão ampla das temáticas propostas, evitando formação com temáticas repetitivas ou fragmentadas.
