×

Sergipe

Semed prestigia solenidade de aniversário de 159 anos de Aracaju

Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Aracaju (EMEFs) Anísio Teixeira, Alcebíades Vias Boas, Antônio da Costa Melo, Manuel Bomfim e Santa Rita de Cássia marcaram presenças nas comemorações dos 159 anos de fundação da capital sergipana, ocorridas na última segunda-feira, 17 de março.

Os estudantes estiveram presentes primeiro na Colina do bairro Santo Antônio, às 8h, onde as comemorações foram iniciadas com a celebração eucarística em que o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e a secretária Municipal de Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana, estiveram presentes.

A solenidade também foi marcada pela apresentação dos alunos da rede municipal de ensino que fazem parte da Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar), que se apresentaram na Praça do Minigolfe, onde ocorreu a solenidade de aposição de flores no monumento ao fundador de Aracaju, Inácio Joaquim Barbosa, evento que foi presidido pelo prefeito João Alves Filho e o governador do Estado, Jackson Barreto de Lima.

João Alves Filho, durante a solenidade de aposição de flores no obelisco ao fundador da cidade, lembrou que Inácio Barbosa foi um estadista ainda jovem. “Em 1855, aos 32 anos de idade, Inácio Barbosa transferiu a capital de São Cristóvão para Aracaju demonstrando força e atitude, pois foi necessário enfrentar a resistência as população da antiga capital da Província de Sergipe”, observou.

O prefeito destacou ainda, os êxitos que estão sendo conquistados em sua gestão a frente da capital, como por exemplo, na área da educação, em que o desafio tem sido alfabetizar as crianças aos seis anos de idade. “Eu tenho um grande orgulho de ver a professora Marcia Valéria na Semed já obtendo frutos no momento em que a presidente Dilma quer alfabetizar as crianças aos oito anos, quando já temos crianças na rede sabendo ler aos seis anos”, salientou.

Por sua vez, Marcia Valéria falou sobre a honra que sente em estar à frente da Semed e destacou que nesse primeiro ano de gestão do prefeito João Alves Filho tem procurado corresponder ao compromisso assumido de oferecer a população da cidade uma educação de qualidade. “Eu tenho dito em minhas falas que a capital sergipana nos presenteia enquanto magistério e esse presente será nosso futuro entregando uma educação de boa qualidade”, avaliou.

Sobre o aniversário da capital, que acaba de completar 159 anos, Marcia Valéria considerou a data como um momento muito feliz para o município. “No dia de hoje a Semed se faz presente em várias solenidades alusivas à Aracaju, tanto nessa celebração eucarística aqui na Colina do Santo Antônio, onde a cidade foi fundada, quanto lá no Mini Golfe, onde alunos das escolas municipais e integrantes da Oscar vão se apresentar. É uma data marcante para todos nós que fazemos parte da educação”, observou.

A diretora de EMEF Anísio Teixeira, Ednalva Santos Silva, disse que a solenidade de comemoração do aniversário da capital é um momento muito bonito e significante. “É uma data única, onde as crianças estão aqui para presenciar esse momento de civismo a patriotismo e presenciam esse momento histórico”, avaliou.

Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Anísio Teixeira, Glenda Ribeiro disse que considera a data como importante, porque além de aprender sobre como a cidade foi fundada, sente o orgulho de ser aracajuana. “Essa solenidade aqui com o prefeito, o governador e diversas autoridades nos faz sentir um patriotismo que eu não sei descrever no momento”, afirmou.

Também cursando o 9º ano de Ensino Fundamental, Samile Evelyn, afirmou que o 17 de março era data muito importante para ela. “A cidade completar 159 anos de fundação para mim é um marco, mesmo sendo um dos municípios mais novos do país”, avaliou a estudante, que disse que a solenidade para ela, com a presença do povo e várias autoridades estava sendo especial.

Orquestra Sinfônica

Um dos pontos altos da solenidade no Mini Golfe também foi a apresentação da Oscar, por meio de grupo de metais e formada por estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju, que executou duas músicas muito conhecida do povo aracajuano, e que fazem parte da cultura local: Cheiro da Terra e Meu Papagaio

O maestro da orquestra, Alex dos Santos França, disse que era um privilégio da parte dele fazer parte de um evento grandioso, como o aniversário da capital. “Esse projeto da Oscar só tem dado frutos graças ao apoio do prefeito João Alves Filho e da secretária Marcia Valéria que muito têm se empenhado”, afirmou.

Alex França informou que o projeto da Oscar vai completar um ano de existência e que conta já com cerca de 300 alunos da rede municipal de três escolas: Jaime Araújo, Olga Benário e Oviêdo Teixeira. Dando continuidade a programação de aniversário, ele informou que a orquestra estará se apresentando nesta quarta-feira (19), no Teatro Tobias Barreto. A Oscar tem como coordenador o maestro Ion Bressan.