×

Maceió

Semed é parceira do Exército no projeto Forças no Esporte

Alunos da rede municipal de ensino da capital alagoana vão participar do programa do governo federal “Forças no esporte”, promovido pelo Exército. A informação é do secretário-adjunto de Educação de Maceió, Marcelo Nascimento, que participou, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, no Farol, da aula inaugural que reuniu estudantes e representantes das instituições parceiras.

O projeto consiste em promover a inclusão social e a prática esportiva e tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos poderão participar e optar por várias modalidades esportivas, como futebol, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, além de participar de palestras educativas e outras atividades.

O coordenador do projeto, capitão Edgar Fernandes Bonfim, explicou que as atividades esportivas serão realizadas durante três dias da semana – terça, quarta e quinta-feira -, sempre no segundo horário. Dois professores de educação física e dois estudantes darão suporte aos alunos durante as atividades. As crianças terão direito a uniformes, almoço e lanche.

O coordenador enfatiza que uma das propostas do projeto, além de estimular as atividades esportivas, é encontrar futuros talentos. “A criança que se destacar em alguma modalidade esportiva será encaminhada à federação do esporte competente”, afirma o capitão Edgar. Ele explica que o projeto é uma ótima oportunidade para tirar as crianças da ociosidade, após o término das aulas.

O secretário-adjunto, Marcelo Nascimento, informou que duas técnicas pedagógicas farão a ponte entre a Semed e o projeto, com o objetivo de suprir a demanda que venha aparecer no decorrer das atividades. “Todo projeto de cunho social que tenha o interesse de contribuir para complementar a educação regular é sempre bem-vindo e tem total apoio da rede”, diz o secretário.

Nascimento ressalta ainda que as crianças, por meio desse projeto, têm a oportunidade de conhecer a vida militar, transitar num ambiente do Exército e ao mesmo tempo participar de atividades educacionais e esportivas. Para ele, essa integração é vista como positiva por várias razões, uma delas é a integração do esporte e a educação. Ele informou que a expectativa do Exército é engajar cerca de 100 crianças da rede municipal.