O secretário de Educação de Maceió, Thomaz Beltrão esteve reunido, nesta quarta-feira (14), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), com uma comissão formada por pais de alunos da Escola municipal Brandão Lima e moradores do Bom Parto. Na pauta, a apresentação do resultado do levantamento dos terrenos existentes na região com condições de abrigar uma nova unidade de ensino.
Antes da apresentação dos resultados, Thomaz Beltrão informou que tinha em mãos um laudo técnico que demonstra a possibilidade da construção de um muro de arrimo no prédio onde funcionava a Escola Brandão Lima. Dessa forma, o prédio poderia ser recuperado. Ao mesmo tempo, foi apresentado ao secretário um abaixo assinado, com 1.500 assinaturas de moradores da região, pedindo a construção de uma nova escola no bairro e o não retorno para o prédio antigo.
A comissão formada por moradores do Bom Parto e técnicos da Semed, que foi a campo em busca de locais para a construção de uma nova escola, apresentou como resultado cerca de 50 fotografias de oito terrenos encontrados na região. Destes, seis foram descartados por problemas técnicos e dois apresentaram medidas compatíveis para a construção da nova Escola Padre Brandão Lima.
De posse desses dados, Thomaz Beltrão solicitou à equipe de engenharia da Semed que fosse aos locais indicados pela comissão e fizesse uma análise técnica e financeira dos terrenos encontrados. Beltrão lembrou que, atualmente, a Escola Brandão Lima está funcionando no bairro do Pinheiro e que a Semed disponibiliza o transporte escolar para os alunos se deslocarem de sua casa para a escola.
Ainda segundo secretário, dentre as escolas que já receberam a autorização do MEC para serem construídas em Maceió, está prevista a construção de um Centro de Educação Infantil, localizado num terreno ao lado do Ginásio Tenente Madalena, no Bom Parto. O centro atenderá crianças entre zero e cinco anos de idade.
Participaram ainda da reunião, o coordenador de Defesa Civil, coronel Antônio Almeida e o superintendente da SMCCU, José Galvaci, o secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, além de técnicos da Semed.