×

Penedo

Semed cria alternativas de ensino e amplia assistência para crianças e estudantes

Semed Penedo providenciou a impressão das atividades

O mundo vive o mais grave problema de saúde pública do século XXI, situação que exige mudança de comportamento das pessoas e estabelece restrições para diversas atividades, inclusive o ensino em escolas públicas e particulares.

Com aulas presenciais suspensas para evitar a propagação da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Penedo inova para assegurar o direito de crianças, adolescentes, jovens e adultos às aulas e ao material pedagógico, inclusive para alunos portadores de algum tipo de deficiência.

Logo no início da pandemia, a Semed Penedo providenciou a impressão das atividades e convocou pais ou responsáveis pelos estudantes para pegar o material na unidade de ensino onde o estudante está matriculado.

No ato da entrega, o portador é informado sobre o prazo para a devolução necessária à correção do professor. Em seguida, a Secretaria também providenciou a distribuição de livros didáticos.

As duas iniciativas foram divulgadas no portal eletrônico e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Penedo, na imprensa e direto para a família do aluno, por meio do aplicativo Whatsapp, reforçando assim a comunicação entre pais, docentes e direção de cada escola.

Penedo na frente

O que já estava sendo feito pela Semed Penedo, com antecedência e a devida orientação pedagógica, passou a ser sugerido pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), a partir da resolução nº 05/2020, publicada no início de junho.

O documento foi enviado ao Conselho Municipal de Educação (CME), entidade que já estava normatizando a regulamentação das atividades não-presenciais, acompanhando inclusive a elaboração do planejamento com o pessoal da Semed, por meio de videoconferências.

O recurso tecnológico que permite o debate e a construção coletiva de proposta também será integrado às aulas. Assim, professores da Semed Penedo estão autorizados a gravar atividades e transmitir aos estudantes.

A distribuição de material físico continua da mesma forma, sendo entregue e devolvido nas escolas, local que também está disponível para o professor produzir os conteúdos direcionados aos estudantes.