×

Maceió

Semed conclui etapa da formação de Educação Física Inclusiva

O Departamento de Educação Física da Semed encerrou a segunda etapa da formação continuada do curso de Educação Física Inclusiva. O curso envolveu cerca de 29 professores da rede pública de Maceió e teve como objetivo formar professores visando garantir o acesso e melhores condições de aprendizagem a alunos com deficiência nas unidades. O encerramento ocorreu no Centro Inclusivo Genilda Porto, no Farol.

Participaram da formação 29 professores da rede, sendo 15 professores de educação física, nove professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um gestor de escola, um assistente social e três técnicos da Semed. O projeto é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, da Fundação Futebol Clube Barcelona (FCB) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o apoio do Departamento de Educação Física da secretaria.

De acordo com a facilitadora da formação, Cláudia Rejane, o curso superou todas as expectativas, sendo considerado positivo quanto ao conteúdo abordado, “Os educadores tiveram aulas de vários temas, como histórico da educação inclusiva, metodologia de projetos, acessibilidade, educação inclusiva e educação física inclusiva”, afirma Cláudia. Segundo ela, o curso teve duração de três meses e foi ministrado na modalidade online, num total de 56 horas distribuídas em 16 aulas.

A facilitadora explica que durante o curso, foram desenvolvidos oito projetos de Educação Física Inclusiva, que têm como foco principal a eliminação de barreiras através de cinco dimensões: gestão escolar, família, estratégias pedagógicas e politicas públicas, além de parceiros e facilitadores.

As unidades que estão sendo contempladas são: Escola Rui Palmeira, Padre Brandão Lima, Pedro Suruagy, Monsehor Antônio Assunção, Tereza de Jesus, Pedro Barbosa, Semed (Unidade central) e Centro Inclusivo Genilda Porto Pestalozzi.

A cursista Cristina de Fátima Silva, da Escola Municipal Monsenhor Antônio Assunção, destacou que o curso despertou nela a importância de rever o esporte inclusivo sob outro olhar, “O curso me fez perceber a realidade da inclusão dentro da escola de uma forma tão especial que sentimos o desejo de contagiar todos com essa percepção. O projeto de intervenção vem apresentando resultados surpreendentes já no estágio inicial e sei que será um sucesso para toda a comunidade escolar”.

Em novembro, nos dias 5 e 6, representantes do Instituo Rodrigues Mendes estarão em Maceió para conhecer todos os projetos desenvolvidos. Na ocasião, será escolhido um projeto para visitação.