Em 2020, durante a pandemia do coronavírus, professores da rede municipal de ensino de Aracaju iniciaram um projeto para norteá-los durante as aulas não presenciais. O material tornou-se referência para outras redes pelo Brasil e foi transformado em obra impressa pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).
O livro 'Aulas Remotas para Professores de Educação Física do 1º ao 9º ano em tempos de pandemia de Covid-19' foi apresentado e distribuído para as escolas da rede, na manhã desta quinta-feira, 29, durante reunião com os coordenadores pedagógicos e administrativos. Cada módulo do livro é separado por ciclos com unidades temáticas a serem trabalhadas em casa, compreendendo aspectos como jogos e brincadeiras, esporte, ginástica e dança. O planejamento seguiu as orientações da Semed acerca das Atividades Curriculares Complementares Não-Presenciais (ACCNPs).
Os autores são os docentes de Educação Física da rede Lucas Souza Santos, José Anderson, Igor Sampaio, Luís Paulo de Souza Gomes, Obanshe Severo D'Acelino e Porto, Ernst Aguiar Melo, e o professor que leciona na rede municipal do município de Ribeirópolis, João Paulo da Silva.
Segundo o secretário municipal da Educação, a modalidade em questão é de um componente curricular que teve um dos maiores desafios durante a pandemia, mesmo assim, os professores conseguirem produzir um material que servisse de subsídio para que outros profissionais pudessem ministrar suas aulas.
“Iniciativas assim representam o resultado da rede no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), deste ano, porque diz respeito a um trabalho conjunto e uma vontade de que dê certo. Nossos profissionais, junto à Semed e à Prefeitura de Aracaju, não mediram esforços para que os nossos alunos mantivessem seus vínculos com as escolas e continuassem com os seus processos de aprendizagem com o menor prejuízo possível. É motivo de muito orgulho. O grupo de professores da Educação Física está de parabéns”, pontua Ricardo.
