Com o tema “Volta às aulas: Fortalecendo a Educação de Qualidade de Maceió”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou a Formação Continuada 2015. O seminário aconteceu nesta sexta-feira (27), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e contou com a participação do vice-prefeito Marcelo Palmeira da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea e de educadores da rede municipal de ensino.
“O ano letivo inicia nove de março, mas a abertura simbólica acontece hoje. Com todo o trabalho desenvolvido pela Semed, certamente, teremos professores motivados, alunos com fardamento completo, esperamos que, assim consigamos dar um salto importante no desenvolvimento da educação de Maceió nesse ano de 2015”, enfatizou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira durante a solenidade.
Para a secretária Ana Dayse Dórea, “é um dia muito especial porque, simbolicamente, estamos realizando a aula inaugural, esse evento dá início à formação continuada dos professores para o ano letivo de 2015”, destacou a gestora.
A palestra de abertura foi apresentada por Clarissa Traversini, que é diretora de Currículo e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. O evento é mais uma ação fruto da cooperação técnica firmada entre o Ministério da Educação (MEC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Prefeitura de Maceió. A meta é a melhoria da qualidade do ensino no município.
Para os educadores da rede municipal, a formação continuada, da maneira que vem sendo desenvolvida, representa um novo tempo. É o que comenta Maria de Jesus Leal, diretora escolar. “É importantíssimo e de grande valia, pois vem inovar e a gente estava precisando disso. Está havendo muita mudança, com tudo isso, é o aluno que vai sair ganhando”.
A representante do Pnud, Maria Teresa Amaral, enfatiza: “O Pnud está presente em Maceió desde novembro de 2013 a partir de um fortalecimento institucional da Secretaria. Nos últimos cinco meses desenvolvemos uma nova meta, iniciando uma etapa do trabalho que tem como foco, o desenvolvimento da escola. Hoje, estamos entregando um kit para professores e gestores escolares formado por um livro com as diretrizes curriculares disciplinares para o ensino fundamental e uma proposta de reformulação do plano pedagógico”.
A secretária Ana Dayse sintetizou a importância não só do evento, mas do novo momento que a educação de Maceió vive: “Periodicamente, temos que trazer informações capacitando professores. Só o conhecimento transforma, por isso, precisamos investir no profissional responsável pelo ensino”, finalizou.
